Blog
Loja vegana: essa é uma boa ideia?

Loja vegana: essa é uma boa ideia?

O veganismo é um estilo de vida que vem ganhando força e criando oportunidades de negócio para o empreendedor que está preocupado em acompanhar e oferecer produtos que supram as necessidades do momento. Quem permanecer de olhos fechados, poderá perder uma grande revolução econômica que está ocorrendo no Brasil e no mundo. Ainda está com dúvidas? Acompanhe este post!

O veganismo é um estilo de vida que vem ganhando força e criando oportunidades de negócio para o empreendedor que está preocupado em acompanhar e oferecer produtos que supram as necessidades do momento.

Embora seja um nicho novo e vantajoso de ser explorado, os adeptos a essa forma de consumo ainda encontram dificuldades no mercado. Isso acontece porque muitas empresas se mostram relutantes sobre investir em uma produção totalmente livre de origem animal — ou que não os utilize em testes.

Quem permanecer de olhos fechados, poderá perder uma grande revolução econômica que está ocorrendo no Brasil e no mundo. Ainda está com dúvidas? Acompanhe este post para entender por que ter uma loja vegana é uma boa ideia!

Alta procura

Existe um público sedento por produtos veganos, mas são poucas as opções acessíveis no mercado, especialmente em cidades distantes das metrópoles. Por essa razão, as chances de um consumidor adquirir mais de um item da sua loja vegana, aumentando o ticket médio de vendas, são grandes.

Outro ponto interessante é com relação ao público a que este tipo de negócio se direciona, visto que, atualmente, o comportamento vegano é mais nítido nas classes altas (A e B). Isso não se dá somente por serem produtos, em geral, mais caros, mas também por se tratar de um consumo orientado por questões de educação e cultural.

A internet, porém, é uma ferramenta para democratizar o acesso aos produtos veganos. Portanto, ao aproveitar essa oportunidade, a empresa terá maiores chances de alcançar pessoas de classes mais baixas e de regiões distantes das metrópoles.

Além disso, é preciso ter em mente que todo negócio que traz em seu DNA algo além da preocupação em vender o próprio produto ou serviço, isto é, abraça uma causa maior, é sucesso garantido.

Popularização dos produtos veganos

Não tem como negar que os produtos veganos estão cada vez mais populares entre as pessoas, inclusive entre as que não são adeptas ao movimento. Isso demonstra que o mercado já existe, mas nem todos os empresários estão atentos ao potencial dele.

Embora seja um nicho com características muito específicas, trata-se de uma excelente oportunidade para empreender, tendo em vista a grande variedade de produtos especializados que vão além do segmento de alimentação. Alguns exemplos são:

  • cosméticos, como máscaras faciais, loções corporais, maquiagens e cremes depilatórios, por exemplo;
  • roupas;
  • calçados;
  • ração para pets;
  • bolsas;
  • saboaria natural.

Uma pesquisa recente do Ibope Inteligência mostrou o interesse da população por produtos veganos: mais da metade dos respondentes (55%) afirmou que consumiria esses itens se houvesse uma melhor indicação nas embalagens.

 

Powered by Rock Convert

Menos impactos ambientais e sociais

loja vegana

Uma loja vegana contribui diretamente para a diminuição dos impactos ambientais e sociais. O veganismo em si é um movimento de valorização da vida — seja ela qual for —, por isso não encontramos notícias em que empresas com esse perfil são acusadas de processos de produção que poluem o meio ambiente, exploração de animais ou utilização mão de obra em condições similares à escravidão.

Possibilidade de conscientizar

Uma empresa vegana possui missão, visão e valores muito claros em sua cultura organizacional, isto é, está verdadeiramente comprometida com a causa, sobretudo, da vida animal, por esse motivo, ela é capaz de educar.

Hoje, a causa vegan tem muita voz na internet, especialmente nas redes sociais, e uma loja vegana pode se valer desse benefício para promover o movimento e, claro, os seus produtos. Uma forma de conscientizar é criando e oferecendo e-books com conteúdo valioso sobre temas que sejam interessantes para o seu público.

Engajamento com a causa

As pessoas gostam de consumir marcas com as quais se identifiquem, é por isso que grandes empresas como Adidas e Apple possuem mais do que uma legião de clientes: elas conquistaram fãs fiéis ao negócio.

Um exemplo de marca que vem atraindo o público vegano é a Surya Brasil, que oferece produtos como shampoos, hidratantes, esmaltes e demais itens livres de ingredientes de origem animal. Aliás, a empresa é responsável pelo Instituto Surya Solidária, uma entidade que tem o objetivo de proteger a vida animal e conservar o meio ambiente.

É válido frisar que esse tipo de negócio não só atrai como cativa as pessoas que compartilham dos mesmos interesses, preocupações e estilo de vida, gerando identificação com a marca, fidelização, engajamento e, consequentemente, mais vendas.

No entanto, além de conhecer bem o seu público para conseguir se posicionar de forma correta, é necessário que você invista em fornecedores que estejam genuinamente alinhados com o propósito da sua empresa.

Percebeu o quanto ter uma loja vegana pode ser vantajoso? Além de explorar um mercado repleto de oportunidades para empreender, você fará parte de uma comunidade engajada com uma causa linda e duradoura. Afinal, o veganismo não se trata de uma mera onda passageira, mas de um estilo de vida.

Gostou deste post e quer ficar por dentro das novidades? Não deixe de acompanhar a nossa página no Facebook e o nosso perfil no Instagram!


Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.