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Marketing local: 4 dicas para você se superar

Marketing local: 4 dicas para você se superar

Em meio a tantas oportunidades que o ambiente digital proporciona, é comum encontrar empreendimentos que, mesmo possuindo uma loja física, não têm um posicionamento efetivo na região onde atua. Acompanhe o post para entender o que é marketing local e descobrir como usar essa estratégia a seu favor!

Não há dúvidas de que a internet mudou para melhor a forma como nos comunicamos — podemos interagir com pessoas que estão do outro lado do mundo, em questão de segundos. O desenvolvimento tecnológico também abriu portas para empresas de todo tipo, promovendo novos negócios e ampliando vendas por meio do universo online.

Em meio a tantas oportunidades que o ambiente digital proporciona, é comum encontrar empreendimentos que, mesmo possuindo uma loja física, não têm um posicionamento efetivo na região onde atua.

Acompanhe o post para entender o que é marketing local e descobrir como usar essa estratégia a seu favor!

O que é marketing local?

Você sabe qual é o principal diferencial que um pequeno negócio tem em relação às grandes marcas? A proximidade com o cliente. Enquanto uma multinacional atende de modo pouco personalizado um número alto de pessoas que vem e vão, um comércio local tem a chance de humanizar o contato e cuidar da experiência do consumidor.

No entanto, empresas de todo porte podem ser beneficiadas ao adotarem esse modelo de marketing, tendo em vista que um grande empreendimento passa a conhecer melhor os moradores daquela região e customizar o atendimento, enquanto uma pequena loja pode estreitar ainda mais os laços e aumentar o número de vendas.

Nesse sentido, o marketing local pode ser visto como um conjunto de estratégias, tanto offline quanto online, cujo objetivo é promover algo a partir de ações que consideram a localização geográfica do seu potencial público-alvo — quanto mais próximo ele estiver, melhor.

Quais as vantagens de aplicar o marketing local no seu negócio?

Em tempos de concorrência acirrada e consumidores cada vez mais exigentes, é fundamental buscar formas de impactar positivamente a experiência que as pessoas têm com seu negócio. Caso ainda não tenha ficado claro a relevância do marketing local, entenda os principais benefícios dessa estratégia para usa empresa:

  • demonstrar proximidade para os clientes e leads;
  • destacar seu negócio no mercado local;
  • direcionar seu empreendimento ao público correto;
  • disponibilizar informações relevantes para que sua audiência perceba a qualidade e a autoridade da sua marca;
  • melhorar o engajamento e valorizar os consumidores.

Como implementar o marketing local?

Para fazer sucesso com o marketing local, é preciso prestar atenção em uma séria de questões. Confira abaixo alguns recursos eficazes e, até mesmo, econômicos para empregar nas campanhas da sua empresa.

1. Saiba quem é sua persona

Já ouviu falar em buyer persona? Esse conceito se refere a um — ou mais — perfil(s) que representa o(s) cliente(s) ideal(is) do empreendimento, criado(s) a partir de dados reais e previamente coletados.

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Esse é um ponto que deve ser considerado em qualquer ação de marketing, afinal, o primeiro passo para promover bem um produto, serviço ou marca é saber para quem você está falando. Sendo assim, no marketing local, além de considerar a localização geográfica, é necessário entender intimamente as pessoas que sua loja vegana quer atingir por meio de uma segmentação.

2. Defina um objetivo

Tudo na vida requer planejamento. Porém, para planejar, você precisa ter um objetivo claro. Correr o risco do seu negócio perder tempo, dinheiro e energia não está nos seus planos, certo? Então saiba bem aonde quer chegar.

Não adianta investir em várias ferramentas de divulgação, por exemplo, se você não faz a mínima ideia do que deseja ganhar com todo esse esforço. Isso é como atirar para todos os lados com os olhos vendados.

Fidelizar clientes? Aumentar o engajamento nas redes sociais? Vender mais? Tenha um objetivo e determine um prazo para cumpri-lo.

3. Escolha os recursos adequados

Agora que você já sabe quem deseja alcançar e qual é seu objetivo de campanha, chegou o momento de escolher as melhores ferramentas para colocar em prática o marketing local na sua empresa. Para tanto, é possível apostar em recursos offline, como divulgação por meio de cartões de visita e outros impressos, anúncios em revistas, jornais e rádios da região, participação em eventos da sua cidade etc.

negócios locais como fazer marketing

Todavia, o marketing local, apesar do que algumas pessoas imaginam, não é nenhum inimigo do marketing digital. Muito pelo contrário: um pode complementar o outro e potencializar os resultados do seu negócio. Veja algumas formas de anunciar online:

  • Google Meu Negócio;
  • redes sociais;
  • e-mail marketing;
  • blog;
  • geomarketing.

4. Capriche na experiência do consumidor

Não tem nada que seja mais capaz de fidelizar um cliente do que um excelente atendimento. Essa dica pode parecer básica, mas também é a mais importante, pois ofertar uma experiência sem igual pode ser seu grande diferencial competitivo.

Mais do que ser atencioso, faça o consumidor sentir como se fosse o único ou o mais especial do seu negócio. Personalize a comunicação, mime o cliente, trabalhe muito para oferecer sempre os melhores produtos/serviços e treine sua equipe conforme os valores da sua marca.

Agora você está preparado para se superar no marketing local! Lembre-se: vender para quem está longe é ótimo — e a internet facilita muito isso —, mas não deixe de aproveitar as oportunidades que sua empresa tem ao lado.

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