Blog
Mude sua vida com uma composteira doméstica. Entenda os benefícios!

Mude sua vida com uma composteira doméstica. Entenda os benefícios!

Acompanhe este post e veja as vantagens de implementar esse rico ecossistema em seu lar!

Sabe-se que uma pessoa empenhada em proteger o meio ambiente sempre busca formas de minimizar seu impacto ambiental, e nós do Buscavegan acreditamos firmemente que o veganismo e a sustentabilidade andam lado a lado.

Por essa razão, achamos importante compartilhar dicas valiosas aqui no blog, como a ideia da composteira doméstica, uma alternativa para reduzir o lixo descartado pela sua casa. Acompanhe este post e veja as vantagens de implementar esse rico ecossistema em seu lar!

O que é uma composteira doméstica?

Já fizemos um post bem completo sobre compostagem aqui no blog, mas entendemos que quando o assunto é bom, nunca é demais relembrar e trazer novos detalhes, certo? Afinal, trata-se de um tema interessante, urgente no que diz respeito a ajudar o meio ambiente e cercado de muitas dúvidas.

Em poucas palavras, a composteira é um sistema que recicla resíduos orgânicos por meio da ação de minhocas e outros microrganismos que transformam restos de alimentos em adubo de ótima qualidade. E o melhor: todo esse show pode ocorrer  ao vivo, dentro de casa ou apartamento.

Isso porque estamos falando de um sistema compacto, prático e, apesar de envolver lixo, higiênico. Além do fácil manuseio, ele não produz mau cheiro e nem atrai insetos e outros animais indesejados quando observadas algumas especificidades de temperatura, arejamento e umidade.

Certo, mas de que tipo de lixo estamos falando? O orgânico: cascas de frutas, restos de verduras, legumes, borra de café, sachês de chá, casca de ovo, grãos, sementes e por aí vai.

Quais os benefícios da compostagem?

Menos lixo nos aterros sanitários

Você sabia que o Brasil está entre os países que mais geram lixo no mundo? Isso é um problema muito sério, pois não contamos com uma infraestrutura adequada para lidar com todo esse resíduo que é descartado tão rapidamente.

O resultado disso não poderia ser outro: aterros e lixões sobrecarregados. Nesse contexto, ainda há a preocupação com a proximidade da matéria orgânica e de outros itens tóxicos, como remédios e pilhas que, às vezes, são descartados de forma irregular. Essa mistura produz efluentes que contaminam a atmosfera, os solos e os lençóis freáticos, afetando a qualidade de vida das pessoas.

Ademais, não entraremos no mérito de todo o descarte oriundo desse período de isolamento social. No entanto, sabe-se que o volume de lixo pode ter aumentado em algumas regiões, tornando ainda mais essencial o trabalho de garis, que desempenham sua função com medo por se sentirem expostos ou expostas ao vírus.

Redução na emissão de gases poluentes

Além de ocuparem muito espaço em lixões e aterros, os resíduos orgânicos que não recebem o tratamento ideal produzem o temível metano — um gás incolor e sem cheiro, representado pela fórmula molecular CH4.

Powered by Rock Convert

Capaz de contribuir para o aquecimento global, o desempenho do CH4 é cerca de 25 vezes mais prejudicial para o efeito estufa do que o gás carbônico. Aliás, quando adicionado ao ar, pode ser altamente explosivo.

Já percebeu que tendemos a não sentir medo do que não conseguimos ver ou sentir? Entretanto, enganando nossa visão e olfato, o gás metano também é perigoso de ser inalado, podendo causar asfixia, perda da consciência, parada cardíaca e, até mesmo, danos no sistemo nervoso central.

Produção de fertilizantes naturais

Você aprecia a presença da natureza dentro de casa? Quem gosta de relaxar colocando as mãos na terra sabe bem que adubo e fertilizantes de qualidade são fundamentais para a saúde das nossas plantas, afinal, sempre tem aquela que não cresce ou adoece.

Acontece que esse tipo de produto é comercializado pela maioria das empresas como adubos químicos sintetizados artificialmente. Além disso, é válido ressaltar que os fertilizantes tradicionalmente utilizados são o esterco bovino e a cama de aviário — e sabe-se lá quais são as condições desses animais —, ambos de custo elevado e difícil obtenção em algumas regiões.

Por que correr o risco de adquirir um produto com problemas de contaminação química ou biológica capaz de adoecer sua família? Com uma composteira, você não terá motivo para gastar dinheiro com isso, uma vez que a compostagem produz um excelente fertilizante natural, gratuito e de origem 100% vegetal. Encontre a sua composteira aqui no Buscavegan!

Conscientização ambiental para toda família

Se tem crianças morando com você, o que acha de convidá-las para a empreitada de construir uma composteira em casa? Enquanto vocês têm esse momento de união, aproveite para despertar a conscientização ambiental desde já. Inclusive, uma escola do Paraná já desenvolveu uma atividade comunitária semelhante com seus alunos e suas alunas.

Ousamos em dizer que esse pode ser um projeto novo para todas as faixas etárias: envolva os vovôs, as vovós, os netos, as netas, os filhos, as filhas e quem mais estiver dividindo a casa com você. Instigue o conhecimento acerca da transformação da matéria orgânica em húmus e proponha reflexões sobre os hábitos de consumo da família, a produção e o descarte do lixo.

Concluindo, em países em desenvolvimento, como o Brasil, a falta de saneamento urbano é um fator preocupante. Infelizmente, não podemos contar com a infraestrutura adequada para lidar com a grande quantidade de lixo que é gerada dia após dia, por isso é importante que façamos a nossa parte, em casa mesmo.

Compartilhamos neste post apenas alguns dos benefícios da compostagem doméstica. Contudo, ainda há muitos detalhes para aprender, especialmente em um país onde existe tão pouco conteúdo e ensinamento sobre o tema.

Quer entender melhor sobre o assunto e implementar esse sistema sustentável no seu lar? Invista em um curso online de compostagem doméstica!


Mayara escreve sobre coisas que fazem seu coração bater mais forte desde 2016. Também gosta de ler, bordar, tomar café, assistir séries e afofar seu coelho (não necessariamente nessa ordem). Conheça ela no Instagram @may_paes!


4 comentários

  1. Muito boa matéria May, eu já faço uso de composteira tem algum tempo, e estou muito feliz com os benefícios, agora produzo meu próprio adulto, sólido e líquido, e sim, é importante também ter essa consciência ambiental, acredito que qualquer pessoa pode ter uma composteira, até porque é muito simples de fazer e usar, o meio ambiente agradece.
    Estava vendo uma reportagem sobre o assunto esses dias e fiquei impactada, com as informações sobre a quantidade de todo o resíduo orgânico que é produzido no Brasil, “e que se fossem tratados com compostagem seria possível evitar emissões de gás metano, produzir cerca de 37,5 toneladas de húmus por ano, e reduziria os espaços ocupados em aterros e lixões e também a poluição de solos, lençóis freáticos e da atmosfera.”

    Importante o tema da sua matéria May, é de total utilidade pública, além de proporcionar essas vantagens para o ambiente, adquirir uma composteira pode trazer benefícios pessoais.
    Parabéns e obrigada pela matéria ímpar
    sobre conscientização ambiental, May.

  2. Olá! Realmente, é triste o destino do lixo nós aterros e lixões sanitários. Qualquer ajudinha que pudermos dar é um grande passo para um mundo mais sustentável! Obrigada pelo comentário e parabéns pela iniciativa de ter uma composteira na sua casa ❤️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.