Blog
O privilégio de ter acesso à água: você já pensou nisso?

O privilégio de ter acesso à água: você já pensou nisso?

Em homenagem ao Dia Mundial da Água, trouxemos aqui números de gastos de água para produção de alimentos, roupas e outros produtos em geral. Confira!

Em homenagem ao Dia Mundial da Água, gostaríamos de lembrar que você que tem acesso à água já pode ser considerad@ uma pessoa muito privilegiada.

Dia Mundial da Água

Celebrado todo dia 22 de março desde 1992, foi instituído pela ONU visando à conscientização da população em relação à importância desse elemento para a nossa vida.

Para alguns, o Dia Mundial da Água não significa nada, afinal não é feriado. Mas para muitos é sinônimo de luta pelos direitos!

O papa Francisco mandou uma mensagem para o diretor-geral da ONU ano passado dizendo que “A água é um bem imprescindível para o equilíbrio dos ecossistemas e a sobrevivência humana. É necessário administrá-la e cuidar dela para que não seja contaminada ou perdida. Percebe-se em nossos dias como a aridez do Planeta se estende a novas regiões, e cada vez mais aumentam as pessoas que sofrem com a falta de fontes de água adequada para o consumo”.

Por isso é sinônimo de luta: mesmo sendo direito universal para todos os seres humanos, ter acesso a ela tem sido cada vez mais raro.

Má distribuição

Quem vive no centro de grandes cidades nem imagina que tem gente sem água, certo?

Apesar de a Terra ser considerada um planeta com muita água, estudos estimam que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo do ser humano, em rios, lagos ou lençóis freáticos.

Mas não precisa ir muito longe: se for à periferia da sua cidade, verá que o esgoto não é tratado, que a torneira de muita gente está seca, e que várias pessoas têm que andar alguns quilômetros para ter acesso à água limpa.

Powered by Rock Convert

Se a distribuição não é igual na sua cidade, imagina no resto do planeta! Em alguns lugares, a água vale quase ouro. Em várias regiões, há realmente conflitos para tê-la.

Para quem tem Netflix, indicamos a série de documentários “Rotten”, que explica como algumas questões como acesso a bens naturais acaba influenciando crimes organizados.

O primeiro episódio fala sobre a plantação de abacates na América (principalmente Chile, México e Estados Unidos), mostrando que no Chile, por exemplo, um rio foi praticamente seco e desviado, para que uma empresa pudesse vender o acesso à água para os habitantes.

documentário netflix sobre água
Reprodução – Netflix

Pegada hídrica

Quem é veg(etari)an@ já sabe que para a produção de carne é preciso de muita água. Mas você sabe quanto?

Para entender a quantidade usada para a produção de alimentos, roupas e outros produtos, existe o cálculo de quanto é usado direta e indiretamente nessa produção. Esse cálculo é chamado de “pegada hídrica”.

Veja abaixo no infográfico feito pela Revista Exame alguns número de uso para produção. E veja que para 1 kg de carne bovina é preciso de 15 mil litros de água!

Infográfico sobre o consumo de água na agricultura.
Reprodução/Exame 2018

Nesta reportagem da Folha, há outros números impressionantes, como o de necessidade de água para produção de carne de frango e carne suína.

Por isso, sempre frisamos aqui que o consumo consciente é o caminho para salvarmos a saúde do planeta. E, claro, lembrando que nossos pequenos ajudam a diminuição dos gastos, mas é com o boicote às grandes indústrias que elas mudarão o comportamento de produção em massa (e, consequentemente, de gasto de água).


2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.