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O que é e como praticar o mindful eating?

O que é e como praticar o mindful eating?

De repente, já está na hora de sair para o trabalho ou estudo e você sequer sentiu o sabor do que colocou na boca. Identificou-se? Leia o post!

Plena segunda-feira e você já levantou com atraso. Veste-se com pressa, mal ajeita os cabelos. Sem tempo até para arrumar a cama, mas procura por qualquer coisa na geladeira para não sair de estômago vazio. Liga a TV para assistir às últimas notícias. Quando cai em si, já está na hora de sair para o trabalho ou estudo e você sequer sentiu o sabor do que colocou na boca.

Identificou-se com a correria matinal que descrevi no parágrafo anterior? Essa não parece ser uma forma saudável de começar a semana ou o dia, mas é a realidade de muitas pessoas. Por isso, achamos importante falar sobre um conceito que está intimamente ligado ao mindfulness: o mindful eating.

Acompanhe o post para entender mais a respeito!

Por que o mindful eating é uma boa ideia?

Será que você come consciente ou seus hábitos alimentares são movidos por emoções? Tem gente que come quando está ansioso para acalmar, quando está triste para melhorar o humor, quanto está feliz para comemorar e assim vai…

Sentir prazer com a comida não é errado. O problema é quando ficamos neuróticos com calorias e carregamos o sentimento de culpa durante todo o dia por comer alguma coisa. O problema está em ser cruel com você.

Primeiramente, é importante deixar claro que o ideal é sempre buscar ajuda de especialistas. Inclusive apoio psicológico, ok? Cuidar da mente é o primeiro passo para conseguir ouvir seu corpo e respeitar seus limites.

Além do acompanhamento profissional, exercitar a atenção plena durante o ato de comer pode melhorar sua relação com a comida — e é aí que o mindful eating, ou “comer consciente”, entra.

O que significa comer consciente?

Antes de entender o mindful eating é preciso relembrar a técnica do mindfulness. Na verdade, é bem simples (pelo menos, na teoria): trata-se de se concentrar no presente. É prestar atenção no seu corpo, na sua mente, nos seus sentimentos e no ambiente ao seu redor.

Nesse sentido, o mindful eating singifica ter atenção integral ao realizar uma refeição. É entender o que você está comendo e o porquê. É fome ou vontade? Nada de mexer no computador enquanto toma café, de revirar as redes sociais enquanto almoça ou de assistir séries enquanto janta. Comer com consciência é sobre você e sua comida, apenas.

“Nossa, então não posso fazer nada enquanto como ou comer o que quiser?” Pode sim. Você pode o que quiser. Mas, se o seu objetivo é um estilo de vida mais intencional e saudável, por que não experimentar algo novo?

Ademais, comer com consciência aumentará o prazer de uma refeição e a sensação de autoconhecimento, o que reduzirá os episódios do comer emocional com exagero e culpa.

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Como comer com consciência?

Use os 5 sentidos

Enquanto preparar seu prato, toque nos alimentos que o comporão, sentindo a textura de cada um. Observe as cores e a aparência que eles têm. Enquanto mastigá-los, ouça os sons da sua mastigação em contraste com os possíveis ruídos do ambiente em que está, como a cozinha. Inspire os aromas. Por fim, saboreie, lembrando-se e tentando degustar de cada ingrediente.

Essa dica pode parecer boba, mas é bastante útil para fazer com que você relaxe e foque na refeição.

Entenda sua fome

Quando for comer aleatoriamente, questione-se: “estou fazendo isso por emoção ou necessidade?”. É nesse momento que deve acontecer o que sempre falamos por aqui: escute o que seu corpo tem a dizer. Como você está se sentindo? Não fuja desses sentimentos, pois eles dizem muito sobre suas motivações.

Tem muita gente que segue regras com horas específicas para a alimentação — comer de 3 em 3 horas por exemplo. No entanto, talvez isso não funcione para você e está tudo bem. Em todo caso, procure uma pessoa especializada em nutrição para que ela possa te orientar da maneira correta.

Coma por prazer e não por impulso

Uma vez que você entende sua fome, fica mais fácil identificar as motivações por trás do ato de comer. Como já falamos anteriormente, não há problema algum em sentir prazer ao se alimentar, mas certifique-se de que a ação não é um impulso.

Uma alimentação prazerosa não significa comer muito. É comer com intenção, degustando o alimento e atendendo à quantidade que nosso organismo pede.

Evite distrações

Quando for comer, sente-se na mesa (e não no sofá), deixe o celular um pouco de lado, evite ligar a TV. Foque no prato diante de você e abandone, por um breve momento, as demais atividades que estiver realizando. Evite quaisquer distrações e tenha um tempo de qualidade para você e, claro, para a comida.

Coma devagar

Mastigue lentamente. Descanse entre as garfadas, pousando os talhes sobre o prato em alguns momentos. Quando comemos com calma, a saciedade é mais rápida. Por outro lado, ao devorarmos a comida, maior a quantidade necessária para nos satisfazer.

Respeite sua saciedade

Se os pensamentos voarem para longe durante a refeição, tente voltar a atenção para o presente e pergunte-se: estou saboreando a comida? Estou comendo rápido demais? Já estou saciado? Assim, saímos do piloto automático.

Todavia, com tantos afazeres diários, a última coisa que possui nossa atenção somos nós mesmos, mas isso está errado. O autoconhecimento é uma forma de autocuidado. Portanto, seja gentil com seu corpo e lembre-se que comer menos não é praticar dietas restritivas.

Agora, você já sabe a importância de observar as respostas que seu corpo dá ao alimento. Praticar o mindful eating não é tão complicado quanto o termo em si sugere, não é mesmo? Siga nossas recomendações e logo será natural na sua rotina.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!


Mayara escreve sobre coisas que fazem seu coração bater mais forte desde 2016. Também gosta de ler, bordar, tomar café, assistir séries e afofar seu coelho (não necessariamente nessa ordem). Conheça ela no Instagram @may_paes e no @bastidordesaturno.


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