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Os melhores cuidados para um período menstrual mais tranquilo

Os melhores cuidados para um período menstrual mais tranquilo

Para nossa própria saúde física e mental, precisamos compreender a menstruação e olhar para ela com mais gentileza.

O que acha de enxergar sua menstruação de forma positiva? Sabemos que esse é um assunto polêmico, pois os sintomas do ciclo menstrual variam e as pessoas têm formas distintas de lidar com eles. Contudo, para nossa própria saúde física e mental, precisamos compreender essa fase da nossa vida e olhar para ela com mais gentileza. Afinal, cuidar de nós também é empoderamento.

Este post não falará sobre remédios milagrosos para acabar de vez com sua cólica. A proposta é fazer com que você perceba a importância de ouvir seu corpo — sempre de maneira respeitosa e afetuosa. Confira algumas reflexões e os melhores cuidados durante o período menstrual!

Uma rave hormonal dentro de nós

Tem gente que acha muito ter que estudar, trabalhar, cuidar da família e ser saudável durante as 24 horas do dia. Geralmente, essa parcela da sociedade também é quem adora dizer que estamos com TPM para justificar qualquer demonstração efusiva de sentimento ou opinião que possamos ter.

Não é só de perda de sangue e de cólicas que vive um ciclo menstrual. Inchaço, dores de cabeça, enjoos, retenção de líquidos e sensibilidade em partes específicas do corpo também são comuns. Tudo pode acontecer de uma vez só e não é nada agradável. Portanto, não é drama quando não nos sentimos bem.

Sim, nosso humor parece uma montanha-russa. Sim, preferimos fazer as coisas com mais calma e silêncio. Sim, a vontade é virar um avestruz e enfiar a cabeça no chão¹. Sim, um pote de sorvete pode ser devorado em questão de poucos minutos.

Mas quem, senão nós, é capaz de todas as atividades diárias — e mais um pouco — sangrando e, às vezes, se contorcendo de dor? Na verdade, somos muito fortes por suportarmos isso todo mês durante a maior parte de nossas vidas.

Ufa, estou mais leve depois desse breve desabafo. Agora, vamos às dicas.

Os melhores cuidados durante a menstruação

Consuma alimentos com vitaminas B1 e B6

O ato de comer está relacionado ao emocional. Logo, é natural que durante essas flutuações hormonais a pessoa que menstrua² sinta um impulso maior por certos alimentos, como o chocolate. No entanto, é preciso comer consciente.

As vitaminas B1 e B6 são ótimas para as funções neurológicas, como a disposição e o humor. Folhas verdes, arroz integral, aveia e semente de girassol são exemplos de alimentos que combatem enjoos e dores, contribuindo para o bem estar.

Lembre-se que a menstruação é um incrível indicador de saúde. Para ela acontecer regularmente é necessário que a nossa nutrição esteja em dia. Ouça seu corpo e suas necessidades.

Beba muita água

Além da alimentação balanceada, manter a hidratação do organismo é essencial. A água tem um papel importante para evitar o inchaço e aliviar as dores menstruais. Porém, prefira a bebida morna ou quente, pois o calor contribui para o aumento do fluxo sanguíneo no abdômen e para o relaxamento dos músculos uterinos. Uma sugestão: esprema um limão para saborizar.

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Use compressas quentes

Usar compressas quentes também ajuda a reduzir a cólica menstrual. Isso acontece, outra vez, por causa do relaxamento muscular. Caso você ainda não tenha uma bolsa térmica, posicione uma toalha molhada em água quente na região do ventre para amenizar seu sofrimento quase que instantaneamente.

Não deixe de preparar um chá bem quentinho para curtir esse momento de alguma forma. Está tudo bem se sentir super mal, mas a menstruação pode ser mais do que isso. Aproveite esse momento para se conectar com você. Como? Faça coisas prazerosas enquanto se cuida.

Troque o absorvente ou o coletor a cada 4 horas

Lidando melhor com a menstruação
Créditos: Photo by cottonbro from Pexels

4 horas é uma média, pois o  tempo de troca vai depender do seu fluxo. Em todo caso, nada de passar o dia inteiro com o mesmo absorvente, viu? Isso vale tanto para os modelos externos quanto para os internos. Aliás, ter essa atenção é fundamental para impedir a proliferação de bactérias indesejadas.

Aproveitamos este tópico para enfatizar que se você não é team coletor menstrual, pode abandonar o absorvente descartável e substituí-lo pelo de pano. Os ecoabsorventes laváveis são confeccionados em tecidos de algodão, o que garante mais liberdade para sua pele e menos contato com produtos químicos — isso sem mencionar o fato de que é um tremendo help para o meio ambiente, tendo em vista que o plástico é um grande vilão em nosso ecossistema.

Aliás, se você não souber a diferença entre calcinhas absorventes, coletores e absorventes de pano, confira nosso post.

Pratique alguma atividade física

O seu período menstrual não é desculpa para não se mexer. Inclusive, praticar alguma atividade física colabora para a liberação da endorfina, o hormônio do bem estar, no organismo e melhora os efeitos da TPM no corpo.

Calma… você não precisa correr na próxima maratona, nem se aventurar na luta livre. É importante é respeitar os limites do seu corpo, ok? A nossa sugestão é apostar na prática do yoga. Outra ideia é fazer um alongamento.

A principal dica que podemos dar sobre cuidados durante o período menstrual é ter paciência e amor com o seu corpo. Afinal, sua menstruação não é sua inimiga, tampouco precisa significar um sofrimento sem fim. Siga as dicas que citamos aqui para amenizar os sintomas de forma natural e, até mesmo, permanente.


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¹ Importante mencionar que é mito a história de que avestruzes enfiam a cabeça em buracos no chão. Eles só encostam.

² Optamos pelo termo “pessoas que menstruam” em vez de “mulheres” pelo fato de que a menstruação não é simplesmente “uma coisa de mulher”. Menstruação não é atributo de feminilidade. Existe homem trans que menstrua e mulher trans que não menstrua. Ainda, há mulher cis que não é capaz de menstruar por motivos de saúde, mas nem por isso ela é “menos mulher”. Entretanto, sabemos que a questão da menstruação é ainda mais complexa em casos de disforia de gênero. A nossa intenção com este post não é discutir esse ponto, tampouco ignorar ou normalizar os efeitos do período menstrual na vida dessas pessoas, uma vez que não é nosso local de fala.


Mayara escreve sobre coisas que fazem seu coração bater mais forte desde 2016. Também gosta de ler, bordar, tomar café, assistir séries e afofar seu coelho (não necessariamente nessa ordem). Conheça ela no Instagram @may_paes!


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