
Os melhores métodos para controlar a ansiedade
Conheça alguns métodos para controlar a ansiedade que se manifesta diante de algumas situações do dia a dia!
A ansiedade nada mais é do que uma resposta do corpo ao perigo, assim como o estresse. Ou seja, todos somos ansioses em uma escala menor ou maior. Acontece que, nos últimos anos, a sociedade vem se tornando cada vez mais ansiosa, a ponto dessa condição se tornar patológica.
Antes de mais nada, é válido mencionar que o post não se refere à ansiedade enquanto transtorno mental, isto é, a TAG, o Transtorno de Ansiedade Generalizada. O intuito deste texto é trazer alguns métodos para controlar a ansiedade que se manifesta diante de algumas situações do dia a dia e que não atrapalha o andamento normal da vida, como acontece nas vésperas de uma prova, por exemplo. Acompanhe!
Faça listas
O que deixa você ansiose é a possibilidade de não dar conta de fazer tudo o que é necessário ao longo do dia? Existe uma aliada para driblar esse sentimento: a organização. A nossa dica é criar listas no início do dia com tudo o que precisa realizar.
Todavia, seja razoável. Lembre-se que seu dia possui 24 horas e não se esqueça de incluir momentos de descanso e relaxamento entre os afazeres. Tenha em mente, também, que nem sempre você dará conta de fazer tudo o que planejou e está tudo bem.
Prepare-se para seus compromissos
Já percebeu que muites de nós têm a mania de postergar? Você provavelmente já ouviu que o brasileiro tem a mania de deixar tudo para a última hora. Um exemplo clássico disso é o mau hábito de estudar apenas poucas horas antes da prova. Não seja essa pessoa, pois isso é autossabotagem.
O jeito é se preparar muito bem para seus compromissos, sejam eles provas, reuniões, entrevistas etc. Tenha esse compromisso com você mesme. Outra vez: seja razoável, pois o preparo também envolve o descanso. Sendo assim, nada de madrugar estudando, combinado? Aliás, a título de curiosidade, o sono é fundamental para a produtividade nos estudos.
Ouça suas músicas preferidas
A música é uma arma eficiente no controle da ansiedade, pois ela melhora o nosso humor. Em todo caso, o ideal é optar pelas canções que você mais gosta, pois escutá-las pode afastar pensamentos negativos e levantar seu astral.
Durante a pandemia, alguns cientistas apontaram benefícios terapêuticos da música, uma vez que ela tem um impacto direto em nossa frequência cardíaca. Portanto, ouça músicas lentas para acalmar, como Mozart e New Age, ou, até mesmo, para dormir, como Coldplay e Ed Sheeran.
Use um óleo essencial de lavanda
O óleo essencial de lavanda é usado de várias maneiras para garantir a saúde e o bem-estar. Com propriedades calmantes e relaxantes, ele não tem contraindicações (exceto quando há alguma alergia específica relacionada a essa planta).
Dentre os benefícios, podemos citar que o óleo essencial de lavanda colabora para acalmar os nervos, relaxar os músculos e facilitar o sono, além de ser antidepressivo, antisséptico, antitensão muscular e antibacteriano.
Você pode usá-lo de várias formas:
- por meio de um difusor de óleos para perfumar a casa;
- pingando algumas gotinhas em um pano e posicionando-o na mesa de cabeceira para um sono tranquilo;
- no escalda-pés para aliviar a tensão;
- para massagens etc.
Tente focar no aqui e agora
A ansiedade está, geralmente, em situações em que há preocupação com algo que pode, ou não, acontecer. Nesses casos, as pessoas ficam paralisadas por pensamentos e incertezas acerca do futuro, ou seja, ficam sem tempo para o agora.
Sim, é importantíssimo fazer planos e se preparar para as diversas situações da vida, mas você não pode ser refém dessas possibilidades, pois, afinal, é isso que o amanhã é: uma possibilidade. Problemas sempre surgirão, mas é muito mais fácil você lidar com os que tem hoje em vez de se preocupar com os que ainda não existem.
Tire os calçados

Quando sentir que a ansiedade está grande demais, tire os calçados e afunde os pés na grama ou — quem sabe? — na areia da praia. A reconexão com a natureza é um calmante sem igual, é por isso que sempre falamos aqui no blog sobre as vantagens do Urban Jungle.
Ademais, andar com os pés tocando o chão ajuda no relaxamento do corpo, pois ativa o sistema sensorial e oferece a sensação de bem-estar. Segundo a técnica de aterramento, a explicação para isso está na carga elétrica natural da Terra, uma vez que, ao andar sem descalços, entramos em contato imediato com essa energia. Ocorre, então, uma troca que reequilibra o organismo.
Pratique exercícios de respiração
A respiração tem bastante poder sobre nossas emoções, por isso, faz todo sentido que ela seja usada como uma ferramenta para tranquilizar a mente e o corpo. Durante a correria diária, sugiro que você pare por um instante e se pergunte: como estou me sentindo? Sinto-me ansiose ou alterade de alguma forma?
Então, respire profundamente. Sinta o ar preencher seus pulmões e passar por suas narinas. Não tenha pressa ao inspirar e expirar. Coloque a mão sobre o abdômen para sentir seu movimento. Aproveite que já está com a mão na massa e aprenda a meditar.
Cuidar de si mesme nunca é demais. Em vista disso, procure ajuda profissional. Essa pessoa ajudará você a entender o que se passa em seu corpo e sua mente, identificará fatores que desencadeiam essa sensação e ensinará as melhores técnicas para controlar a ansiedade.
Você também tem a impressão que a tecnologia fortalece esse sentimento? Saiba como controlar a ansiedade digital!

Mayara escreve sobre coisas que fazem seu coração bater mais forte desde 2016. Também gosta de ler, bordar, tomar café, assistir séries e afofar seu coelho (não necessariamente nessa ordem). Conheça ela no Instagram @may_paes e no @bastidordesaturno.