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Os melhores métodos para controlar a ansiedade

Os melhores métodos para controlar a ansiedade

Conheça alguns métodos para controlar a ansiedade que se manifesta diante de algumas situações do dia a dia!

A ansiedade nada mais é do que uma resposta do corpo ao perigo, assim como o estresse. Ou seja, todos somos ansioses em uma escala menor ou maior. Acontece que, nos últimos anos, a sociedade vem se tornando cada vez mais ansiosa, a ponto dessa condição se tornar patológica.

Antes de mais nada, é válido mencionar que o post não se refere à ansiedade enquanto transtorno mental, isto é, a TAG, o Transtorno de Ansiedade Generalizada. O intuito deste texto é trazer alguns métodos para controlar a ansiedade que se manifesta diante de algumas situações do dia a dia e que não atrapalha o andamento normal da vida, como acontece nas vésperas de uma prova, por exemplo. Acompanhe!

Faça listas

O que deixa você ansiose é a possibilidade de não dar conta de fazer tudo o que é necessário ao longo do dia? Existe uma aliada para driblar esse sentimento: a organização. A nossa dica é criar listas no início do dia com tudo o que precisa realizar.

Todavia, seja razoável. Lembre-se que seu dia possui 24 horas e não se esqueça de incluir momentos de descanso e relaxamento entre os afazeres. Tenha em mente, também, que nem sempre você dará conta de fazer tudo o que planejou e está tudo bem.

Prepare-se para seus compromissos

Já percebeu que muites de nós têm a mania de postergar? Você provavelmente já ouviu que o brasileiro tem a mania de deixar tudo para a última hora. Um exemplo clássico disso é o mau hábito de estudar apenas poucas horas antes da prova. Não seja essa pessoa, pois isso é autossabotagem.

O jeito é se preparar muito bem para seus compromissos, sejam eles provas, reuniões, entrevistas etc. Tenha esse compromisso com você mesme. Outra vez: seja razoável, pois o preparo também envolve o descanso. Sendo assim, nada de madrugar estudando, combinado? Aliás, a título de curiosidade, o sono é fundamental para a produtividade nos estudos.

Ouça suas músicas preferidas

A música é uma arma eficiente no controle da ansiedade, pois ela melhora o nosso humor. Em todo caso, o ideal é optar pelas canções que você mais gosta, pois escutá-las pode afastar pensamentos negativos e levantar seu astral.

Durante a pandemia, alguns cientistas apontaram benefícios terapêuticos da música, uma vez que ela tem um impacto direto em nossa frequência cardíaca. Portanto, ouça músicas lentas para acalmar, como Mozart e New Age, ou, até mesmo, para dormir, como Coldplay e Ed Sheeran.

Use um óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda é usado de várias maneiras para garantir a saúde e o bem-estar. Com propriedades calmantes e relaxantes, ele não tem contraindicações (exceto quando há alguma alergia específica relacionada a essa planta).

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Dentre os benefícios, podemos citar que o óleo essencial de lavanda colabora para acalmar os nervos, relaxar os músculos e facilitar o sono, além de ser antidepressivo, antisséptico, antitensão muscular e antibacteriano.

Você pode usá-lo de várias formas:

  • por meio de um difusor de óleos para perfumar a casa;
  • pingando algumas gotinhas em um pano e posicionando-o na mesa de cabeceira para um sono tranquilo;
  • no escalda-pés para aliviar a tensão;
  • para massagens etc.

Tente focar no aqui e agora

A ansiedade está, geralmente, em situações em que há preocupação com algo que pode, ou não, acontecer. Nesses casos, as pessoas ficam paralisadas por pensamentos e incertezas acerca do futuro, ou seja, ficam sem tempo para o agora.

Sim, é importantíssimo fazer planos e se preparar para as diversas situações da vida, mas você não pode ser refém dessas possibilidades, pois, afinal, é isso que o amanhã é: uma possibilidade. Problemas sempre surgirão, mas é muito mais fácil você lidar com os que tem hoje em vez de se preocupar com os que ainda não existem.

Tire os calçados

Photo by Muhammad Ruqiyaddin on Unsplash

Quando sentir que a ansiedade está grande demais, tire os calçados e afunde os pés na grama ou — quem sabe? — na areia da praia. A reconexão com a natureza é um calmante sem igual, é por isso que sempre falamos aqui no blog sobre as vantagens do Urban Jungle.

Ademais, andar com os pés tocando o chão ajuda no relaxamento do corpo, pois ativa o sistema sensorial e oferece a sensação de bem-estar. Segundo a técnica de aterramento, a explicação para isso está na carga elétrica natural da Terra, uma vez que, ao andar sem descalços, entramos em contato imediato com essa energia. Ocorre, então, uma troca que reequilibra o organismo.

Pratique exercícios de respiração

A respiração tem bastante poder sobre nossas emoções, por isso, faz todo sentido que ela seja usada como uma ferramenta para tranquilizar a mente e o corpo. Durante a correria diária, sugiro que você pare por um instante e se pergunte: como estou me sentindo? Sinto-me ansiose ou alterade de alguma forma?

Então, respire profundamente. Sinta o ar preencher seus pulmões e passar por suas narinas. Não tenha pressa ao inspirar e expirar. Coloque a mão sobre o abdômen para sentir seu movimento. Aproveite que já está com a mão na massa e aprenda a meditar.


Cuidar de si mesme nunca é demais. Em vista disso, procure ajuda profissional. Essa pessoa ajudará você a entender o que se passa em seu corpo e sua mente, identificará fatores que desencadeiam essa sensação e ensinará as melhores técnicas para controlar a ansiedade.

Você também tem a impressão que a tecnologia fortalece esse sentimento? Saiba como controlar a ansiedade digital!


Mayara escreve sobre coisas que fazem seu coração bater mais forte desde 2016. Também gosta de ler, bordar, tomar café, assistir séries e afofar seu coelho (não necessariamente nessa ordem). Conheça ela no Instagram @may_paes e no @bastidordesaturno.


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