Blog
Pele no inverno: quais cuidados tomar?

Pele no inverno: quais cuidados tomar?

Será que você toma os cuidados necessários com sua pele no inverno? As temperaturas mais frias,

Será que você toma os cuidados necessários com sua pele no inverno? As temperaturas mais frias, o clima seco, os ventos fortes e a baixa umidade são fatores que colaboram para a diminuição da transpiração corporal e, consequentemente, para o ressecamento.

Seu rosto e corpo apresentam um aspecto esbranquiçado e/ou craquelado nessa época do ano? Seus lábios descamam com mais frequência? Isso tudo pode indicar a desnaturação das proteínas. Foi pensando nisso que preparamos este post com algumas dicas para você garantir a saúde da sua pele enquanto curte o inverno. Acompanhe!

Manter uma alimentação adequada

O antigo ditado “você é o que você come” é uma realidade, pois uma dieta repleta de alimentos gordurosos pode agravar a oleosidade. Logo, manter uma alimentação adequada é fundamental para a saúde da pele e afeta diretamente o modo como ela envelhecerá.

Portanto, a dica é comer alimentos que sejam crus e ricos em fibras (essencial para o funcionamento do intestino e combate às espinhas), vitamina A (encontrada em frutas e vegetais alaranjados e em vegetais de folha verde escura, como mamão, caqui, cenoura, rúcula, espinafre etc), vitaminas do complexo B (cereais integrais, ervilhas, brócolis, amendoim, castanhas, entre outros), vitamina C (frutas cítricas, como acerola, tangerina, morango, laranja, goiaba e abacaxi) e zinco (aveia, lentilha, tubérculos e tofu, por exemplo).

Além de cultivar hábitos alimentares mais naturais, é importante beber muita água, uma vez que isso ajuda a hidratar a pele e a liberar as toxinas do corpo.

Tomar banhos mornos e curtos

Sabemos que para algumas pessoas deixar de tomar banhos mais quentes e longos pode ser um tremendo sacrifício no frio do inverno. Todavia, a alta temperatura da água tira a camada natural de gordura da pele e do couro cabeludo — o que gera um efeito rebote, aumentando a oleosidade.

Esfregar-se em excesso com buchas e sabonetes é outra atitude que deve ser abandonada, pois também contribui para alterar a composição do manto hidrolipídico, isto é, remove o hidratante natural produzido pelo organismo e que serve para proteger nossa pele.

Aproveite o clima de relaxamento pós-banho e promova um momento de autocuidado. Para uma hidratação mais intensa, passe um óleo corporal com a pele ainda úmida ou hidrate todo o corpo, inclusive o rosto, com um creme natural logo após sair do box e se secar, ainda no banheiro — o vapor ajuda na penetração do produto.

Hidratar bem a pele e os lábios

Engana-se quem pensa que pele oleosa não precisa de hidratação diariamente. Esse é um dos erros mais cometidos por pessoas que, por exemplo, dizem sentir o rosto ainda mais “grudento” depois de hidratá-lo com algum creme qualquer.

Powered by Rock Convert

O que essas pessoas não consideram é que cada ser humano tem um organismo único, portanto a pele de cada um apresenta necessidades únicas. Não existe fórmula que dê certo para todos. Em todo caso, o ideal é buscar a ajuda de um dermatologista.

Os lábios também merecem atenção, viu? Nessa época do ano eles podem ressecar muito e rachar. Às vezes, até sangram devido à falta de cuidado. Para evitar que isso aconteça, você pode hidratá-los com óleo de coco e, ainda, preparar um lip balm de hibisco para arrasar no inverno.

Preferir uma limpeza suave

Nada de limpar o rosto e o corpo com agressividade ou produtos muito fortes, certo? É válido lembrar que nossa pele não transpira muito no inverno, quando o ar está mais seco. Portanto, não há necessidade de limpeza excessiva.

Existem muitos sabonetes ótimos que deixam a pele limpa, seca e fresca no verão. No entanto, em baixas temperaturas, esse tipo de produto pode ser adstringente demais, até mesmo para uma pele mais oleosa.

O mais indicado para a estação são os sabonetes neutros, mas quem tem a pele seca também tem a opção de usar um leite de limpeza, enquanto quem tem a pele oleosa pode trocar o sabonete em barra pelo líquido, em busca de uma composição mais suave.

Proteger-se do sol

pelo no inverno ressecada

Protetor solar é indispensável em qualquer estação e temperatura, mesmo quando o dia está nublado e chuvoso. Afinal, mesmo não vendo ou sentindo o calor do sol, ele está lá emitindo raios UV — perigosíssimos, diga-se de passagem — sobre todos nós.

Tenha em mente que a falta de cuidado contra o sol no inverno pode causar danos acumulativos, como envelhecimento precoce e manchas na pele. Por outro lado, nessa época, você pode utilizar um bom filtro solar com fatores de proteção mais baixos e, de preferência, oil free.

Depois de ler este post, você está pront@ para tratar bem sua pele no inverno. Siga nossas dicas e desfrute do aconchego dessa estação linda para se cuidar e se amar muito, combinado?

Por falar em autocuidado, confira 6 ideias legais para aproveitar uma noite com você mesm@!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.