Blog
Perguntas interessantes sobre o veganismo (parte 1)

Perguntas interessantes sobre o veganismo (parte 1)

Veganos deixam de consumir certos produtos por pena dos animais? Qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo? Quais as vantagens do veganismo? Posso virar vegano do dia para a noite?

É cada vez mais comum conhecer pessoas que buscam uma vida mais natural e são ativistas da causa animal, por isso o veganismo é um assunto bastante comentado — especialmente, no universo online. No entanto, ainda existem muitas dúvidas e preconceitos sobre essa filosofia. À vista disso, resolvemos trazer alguns esclarecimentos extremamente necessários para as questões mais frequentes sobre o tema. Gostou da ideia? Então acompanhe essa série de posts com perguntas sobre o veganismo e entenda melhor o movimento!

Powered by Rock Convert

1. Veganos deixam de consumir certos produtos por pena dos animais?

Essa não é a palavra certa quando falamos em veganismo. Respeito e empatia são os termos corretos e não podem ser confundidos com pena. Veganos não reforçam a ideia de especismo (preconceito que considera os animais não-humanos como inferiores aos humanos) e defendem direitos e liberdades para os bichos.

2. Qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo?

O vegetarianismo é um hábito alimentar, uma dieta. Pode-se dizer que uma pessoa “ovolactovegetariana” é aquela que consome todos os tipos de alimentos (incluindo queijo e ovo), menos carne. Já um “lactovegetariano” é aquele que consome o leite, mas não come carne nem ovo . Já a pessoa vegetariana estrita, ou apenas “vegetariana”, é aquela que não consome carne, nem ovo, nem leite, isto é, nada de origem animal. Já o veganismo é uma causa, é uma escolha de estilo de vida que vai além da alimentação. Uma pessoa vegana não consome nada de origem animal nem que tenha testes em animal, porque é contra qualquer sofrimento. A pessoa que escolhe ser vegana sente compaixão, pensa nos animais como seres que não têm voz, e por isso considera que não é justo consumir ou testar nada que venha deles. Portanto, o veganismo engloba o vegetarianismo estrito, mas ultrapassa o limite de comer, mas também de consumir. Pensa em produtos que sejam sustentáveis, que respeitem pequenos produtores, que respeitem a produção justa e o consumo consciente.

3. Quais as vantagens do veganismo?

Além de não contribuir para qualquer tipo de exploração e crueldade animal, quando você cultiva hábitos alimentares vegetarianos, está reduzindo os riscos de condições crônicas, como diabetes, doenças renais, cânceres, doenças inflamatórias e autoimunes, doenças cardiovasculares, obesidade, entre outras. Além disso, é importante ressaltar que a causa vegana está muito relacionada ao consumo consciente, por isso, adotando esse estilo de vida, você abre a mente para ações mais saudáveis não só para si, mas também para o meio ambiente.

4. Quais as desvantagens do veganismo?

Quando é realizada uma transição para o veganismo de forma responsável e bem orientada dificilmente existem desvantagens. Portanto, é essencial, como em qualquer outro estilo de alimentação, buscar o auxílio de um profissional para encontrar substituições corretas e não causar nenhuma deficiência nutricional.

5. Posso virar vegano do dia para a noite?

Sim, afinal, essa é uma decisão bastante particular — na prática, o ideal é ter uma boa orientação nutricional, como já foi mencionado. No entanto, sabemos o quanto pode ser difícil abrir mão de certos hábitos alimentares que foram cultivados durante toda uma vida. Por esse motivo, não tem problema se houver necessidade de fazer essa transição aos poucos. O importante é você seguir sua consciência! animais não são comida

Conseguimos responder a algumas de suas perguntas sobre o veganismo? Lembre-se que viver essa filosofia é uma experiência bastante pessoal, por isso não se compare ao que outras pessoas estão fazendo e foque no seu objetivo, certo?

Tem alguma outra dúvida? Deixe um comentário!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.