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Problemas no pós-venda? Confira as melhores dicas!

Problemas no pós-venda? Confira as melhores dicas!

É essencial que a empresa considere apostar em antigos clientes, pois é esse público que promoverá sua marca e delineará sua reputação. Entenda mais!

Quais são as medidas de fidelização que sua marca adota logo após o momento em que um cliente adquire seus produtos? Essa pode parecer uma pergunta simples de responder, afinal, o mais importante é garantir que o consumidor de fato consuma o que você está vendendo, certo?

Não necessariamente. Uma compra não é garantia de que a pessoa está satisfeita com o que recebeu, até mesmo de que ela pretende retornar a fazer negócio com sua empresa. Ademais, se o título deste post chamou sua atenção, certamente você já questionou o motivo para não atrair esse público mais de uma vez.

Podemos sugerir um motivo para isso: seu empreendimento está com dificuldades no pós-venda. Portanto, acompanhe as melhores dicas para se livrar de vez desse infortúnio.

Diga sim para esse casamento

Calma, respira fundo e não surta, pois isso não é um pedido de casamento — pelo menos, por enquanto. O que queremos fazer é uma analogia entre um matrimônio e o relacionamento da sua empresa com os clientes.

É interessante enxergar o processo de pós-venda como um casamento feliz mesmo depois de muitos anos. Um faz surpresas fora de hora, enquanto outro faz questão de mostrar para todo mundo o quanto a pessoa (ou devo dizer a marca?) é importante.

A lógica para seu empreendimento é a mesma: você deve sempre tratar o consumidor com o mesmo entusiasmo e paixão da primeira compra. Ou seja, se esforçar para não deixar o fogo apagar. Certo, essa foi a última piada ruim sobre o assunto.

Entenda o consumidor como o maior promotor da sua marca

O Marketing Boca a Boca está vivo e mais forte do que nunca, o que é de se esperar em tempos de comunicação digital. Hoje, não é preciso tanto esforço para alguém influenciar na internet acerca de um produto ou uma marca.

Não estamos falando de influenciadores digitais, mas sim de pessoas normais que têm mais facilidade em compartilhar suas preferências com amigos e familiares nas redes sociais, estabelecendo, assim, certa influência na tomada de decisão.

Em vista disso, é essencial que a empresa considere apostar em antigos clientes, pois é esse público que promoverá sua marca e delineará sua reputação. Isso não acontece do dia para noite, o que torna relevante a próxima dica.

Capriche na experiência do consumidor depois da compra

O primeiro passo para um pós-venda eficiente é determinar quem será responsável por essa tarefa. Em pequenos negócios, por incrível que pareça, é até mais fácil apesar do preocupante acúmulo de tarefas.

Em empresas de grande porte há uma grave dificuldade em fazer com que os colaboradores vistam a camisa da firma e, assim, ofereçam um atendimento de qualidade. É por essa razão que muito se fala sobre a automatização desse processo.

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Por outro lado, em pequenas empresas o atendimento é menos impessoal e engessado,  o que geralmente agrada a clientela. É possível tratar o consumidor pelo primeiro nome, lembrar suas preferências e oferecer uma experiência totalmente personalizada.

Faça pesquisas de pós-venda

A melhor forma de saber em que você está errando é perguntando ao consumidor. Portanto, faça pesquisas de satisfação após concluir suas vendas, questionando aspectos como o atendimento oferecido, características do produto e dificuldade no processo de compra.

Esse tipo de ação demonstra que sua marca se preocupa com o cliente e que está tentando melhorar para agradá-lo cada vez mais. Além disso, é uma ótima forma de ter insights e trabalhar pontos de melhoria.

Marque presença na vida do cliente

Lembre-se do famoso ditado: “quem não é visto, não é lembrado”. Logo, é fundamental adotar o princípio do follow-up, isto é, manter-se presente na vida do consumidor por meio de e-mails, telefonemas e conteúdos que sejam relevantes para ele nas redes sociais.

Por exemplo, para demonstrar que o cliente não foi esquecido, você pode enviar um e-mail perguntando se está tudo bem com a nova aquisição, sugerindo formas de uso e — por que não? — oferecendo produtos relacionados com o que foi comprado.

Desse jeito sua marca demonstra que se importa com os sentimentos do consumidor, dá o primeiro passo para a construção de um relacionamento e destrói a velha impressão de que todo negócio deseja vender acima de qualquer coisa.

Foque no Customer Sucess

como fazer o cliente voltar
Photo by Gustavo Fring from Pexels

O  sucesso do consumidor deve estar entre os principais objetivos de qualquer empreendimento. Afinal, ninguém vende algo simplesmente por vender. Vende-se um benefício, uma causa, um sonho.

Nesse sentido, além de garantir a compra, é necessário  assegurar que o consumidor obtenha o melhor que o produto tem para oferecer. É dessa maneira que se revela preocupação genuína com as dificuldades do cliente e disposição para ajudar.

Sua empresa já está preparada para ganhar de vez o coração do seu público? Agora você já tem na manga os melhores truques para driblar os problemas no pós-venda e sabe que não deve deixar de lado essa parte tão importante para o sucesso do seu negócio.

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Mayara escreve sobre coisas que fazem seu coração bater mais forte desde 2016. Também gosta de ler, bordar, tomar café, assistir séries e afofar seu coelho (não necessariamente nessa ordem). Conheça ela no Instagram @may_paes!


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