Blog
Saiba como economizar adotando atitudes sustentáveis

Saiba como economizar adotando atitudes sustentáveis

Adotar atitudes sustentáveis para economizar é mais simples do que parece! Continue a leitura para entender como!

Ecologia e economia: poderia essas duas ciências terem algo a ver uma com a outra? A resposta é sim! A sustentabilidade está em alta e as pessoas falam bastante sobre a importância de praticá-la, mas são poucas as sabem como, de fato, executá-la no dia a dia.

A boa notícia é que adotar atitudes sustentáveis para economizar é mais simples do que parece, uma vez que pequenas mudanças em sua rotina já é mais do que o suficientes para desafogar as contas no fim do mês e, também, colaborar com o meio ambiente. Quer entender como fazer isso? Continue a leitura!

Use a ducha higiênica

Geralmente, são casas e apartamentos mais antigos que possuem a ducha higiênica, mas nada impede que você instale essa comodidade em seu banheiro. Dessa forma, diminui-se (talvez até elimine) o uso do papel higiênico e economiza dinheiro. Sem falar que essa opção de limpeza íntima é muito mais eficiente (e bem menos poluente).

Compre roupas de brechó

Quem já está acostumado a ler os posts que trazemos para o blog sabe bem que sempre refletimos sobre o consumismo, especialmente no que tange a vida da mulher. A questão é que não tem como falar em sustentabilidade e não pensar nessa cultura de consumo desenfreado em que vivemos.

Nesse contexto, a indústria da moda é uma das mais cruéis, pois ela quer sempre nos fazer pensar que precisamos de algo que ainda não temos, o que não é verdade. Anúncios em páginas da internet, propagandas na TV, merchandising em novelas e programas, influenciadores mostrando o novo “recebido” nas redes sociais… Tudo é friamente calculado para despertar o nosso desejo/necessidade acerca de alguma coisa.

Nesses momentos, é fundamental que sejamos capazes de refletir criticamente a respeito de uma possível aquisição, questionando-se “eu realmente gostei disso ou apenas estou sendo influenciada?”, “eu preciso disso?” e ” eu tenho condições de comprar isso?”.

Se a resposta for “sim” para todas as questões, considere comprar de segunda mão. Deixe de lado o preconceito. Bazares e brechós são ótimos locais para encontrar roupas em boas condições por um preço mais acessível.

Aliás, sabia que o desperdício têxtil é grandioso? Para você ter uma ideia, são cerca de 16 caminhões de lixo por dia que saem da região do Brás, em São Paulo, com destino aos aterros sanitários. Isso equivale a 45 toneladas! Agora, tente imaginar numa escala global. Difícil mensurar, não é?

Desligue aparelhos da tomada

Você tem o hábito de tirar os aparelhos da tomada quando não está usando eles? Confesso que nem mesmo eu, Mayara (redatora do Buscavegan), sabia dessa informação, mas essa atitude economiza até 30% na sua fatura de energia elétrica.

Parou de usar computador, aparelho de som, TV, micro-ondas etc? Tire o plugue da tomada. Simples assim. O meio ambiente e seu bolso agradecem no fim das contas!

Conserte em vez de jogar fora

Outra dica para não corroborar com a superlotação dos lixões é consertar em vez de jogar fora. Tem um calçado cuja sola descolou? Leve ao sapateiro. Uma calça grande demais? Se não souber costurar, procure uma costureira em seu bairro.

O mesmo vale para os móveis e objetos da sua casa. O que não puder ser consertado, será que não é possível ressignificá-lo? Pense sobre isso. Há várias coisas passíveis de reutilização numa casa, como potes de vidro e recheio de travesseiros e edredons velhos.

Outra sugestão é pesquisar alguns vídeos no estilo “Do It Yourserlf” (DIY) ou “Faça Você Mesmo”, em português. Na internet, você encontrará várias ideias para se inspirar e repaginar sua casa de forma sustentável e econômica.

Troque livros

Está querendo um livro, mas não pode pagar por um novo? O que acha de organizar uma feira de trocas com seus amigos e familiares? Como ainda estamos numa pandemia, o jeito é realizá-la de forma virtual. No entanto, quando estivermos todos vacinados, seria interessante reunir essas pessoas para um evento presencial, não?

Trata-se de uma maneira divertida de obter novas histórias e conteúdos sem gastar nenhum (ou quase nenhum) dinheiro. Além disso, é possível realizar trocas de livros em sebos da sua cidade e pela internet, através do Skoob e do Livra Livro.

Considere o coletor menstrual

sustentabilidade é caro
Photo by Sora Shimazaki from Pexels

O uso do coletor menstrual é outra atitude sustentável para economizar que você pode aderir. Isso dado que o copinho de silicone da Mandacaru pode ser reutilizado diversas vezes, o oposto do que acontece com o absorvente descartável (cuja produção de lixo a cada ciclo é considerável e preocupante).

Agora você já sabe como economizar com atitudes sustentáveis! Entretanto, saiba que existem várias outras maneiras de fazer isso, bastando uma pesquisa rápida para obter novas soluções para o seu dia a dia.

Gostou deste post? Fique por dentro das novidades que rolam por aqui: assine a newsletter!


Mayara escreve sobre coisas que fazem seu coração bater mais forte desde 2016. Também gosta de ler, bordar, tomar café, assistir séries e afofar seu coelho (não necessariamente nessa ordem). Conheça ela no Instagram @may_paes e no @bastidordesaturno.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.