Blog
Slow life: a arte de desacelerar para viver melhor

Slow life: a arte de desacelerar para viver melhor

Já sentiu como se estivesse sempre apressad@, mas nunca tivesse tempo para nada? Isso acontece porque estamos mais ocupados do que produtivos — o que demonstra o quanto precisamos desacelerar o ritmo em que vivemos para melhorar a nossa saúde e qualidade de vida.É nesse contexto que surge o conceito de slow life: uma alternativa para conter a obsessão do ser humano pela velocidade. Acompanhe o post para entender mais a respeito!

Qual foi a última vez que você se permitiu ficar sem fazer nada? Com a correria do dia a dia, a ideia de parar o que está fazendo para respirar e relaxar parece absurda. No entanto, é assim que minamos a nossa capacidade de ter atenção aos detalhes ou, simplesmente, de fazer uma coisa de cada vez. Já sentiu como se estivesse sempre apressad@, mas nunca tivesse tempo para nada? Isso acontece porque estamos mais ocupados do que produtivos — o que demonstra o quanto precisamos desacelerar o ritmo em que vivemos para melhorar a nossa saúde e qualidade de vida. É nesse contexto que surge o conceito de slow life: uma alternativa para conter a obsessão do ser humano pela velocidade. Acompanhe o post para entender mais a respeito!

Powered by Rock Convert

O que é slow life?

A tecnologia possibilitou inúmeras mudanças que aconteceram de forma assustadoramente rápida nos últimos anos, mas também contribuiu para vivermos cada vez mais conectados e sufocados pelo excesso de informações e possibilidades. Afinal, nunca estivemos mais desconectados das pessoas que amamos, dos lugares em que estamos e de nós mesmos. Não há dúvidas de que essas transformações melhoraram a nossa vida, porém, em algum momento dessa caminhada, perdemos a noção e permitimos que essas distrações tomassem muito espaço em detrimento do que realmente importa: o nosso bem-estar. Vivemos sobrecarregados, atrasados, angustiados com o horário, perdidos nos prazos e no frenesi das coisas entre casa e trabalho. Estamos sempre pensando no que está por vir, nunca no que está diante de nós — ou seja, sobrevivemos, simplesmente, projetados para o futuro, sem contato com o presente. Preocupados em agir o mais rápido possível, e não da melhor forma possível, muitas vezes não notamos o quanto isso reflete na saúde do nosso corpo, mente e alma. Não é surpresa, portanto, o grande número de pessoas estressadas e ansiosas. O slow veio para acabar com a loucura do dia a dia — e a sua primeira aparição foi para se opor ao fast food. O slow food começou nos anos 1980, na Itália, e tomou forma de protesto no país onde as refeições são conhecidas por terem significado, qualidade e prazer. Não demorou muito para surgir o slow living — um conceito abrangente, cuja proposta é viver de maneira mais intencional, sustentável e saudável (menos quantidade, mais qualidade e mais experiências). Mais do que viver devagar, essa filosofia envolve:
  • desfrutar da liberdade;
  • ouvir a si mesmo e o seu corpo;
  • redescobrir valores;
  • construir relacionamentos reais;
  • fazer pausas para pensar e se concentrar em você mesmo;
  • recarregar as energias com a natureza;
  • comer de forma saudável;
  • rever escolhas;
  • consumir menos;
  • tender à simplicidade.
Em poucas palavras, o slow life é uma pausa para enxergar a vida.

Quais os benefícios desse estilo de vida?

Certamente, você já deve ter percebido que precisa desacelerar para ter uma vida preenchida por realizações, propósito e equilíbrio, certo? Ainda assim, acreditamos que nunca é demais reforçar alguns dos principais benefícios dessa filosofia. Vamos lá?

Alimentação saudável

desacelerar para viver melhor Viver o slow life significa saber aproveitar e controlar melhor o seu tempo. A organização permite priorizar o que realmente importa — no caso, separar momentos do dia para se cuidar e preparar refeições mais saudáveis.

Menos estresse e ansiedade

Paramos de nos preocupar exageradamente com o futuro e aproveitamos mais o presente quando desaceleramos — e a nossa saúde responde a esses estímulos. Sendo assim, o slow life nos ajuda a controlar a ansiedade e a viver de maneira mais calma.

Consumo consciente

O movimento também está relacionado aos nossos hábitos de consumo. Isto é, as decisões de compra passam a ser baseadas nos valores das marcas, tais como as responsabilidades ambientais e sociais, a autenticidade e a qualidade sobre a quantidade.

Melhora dos relacionamentos

Reavaliando prioridades e tempo, é possível perceber quantas coisas são perdidas em meio ao ritmo frenético da rotina: os primeiros passos do bebê, a viagem com os amigos por causa do excesso de trabalho, o almoço de domingo com os pais… O slow life, então, permite fortalecer vínculos e construir novas relações.

Aumento da felicidade

Mudando seu comportamento para melhor, você será mais feliz. Na verdade, perceberá que a felicidade não é sobre o quanto se possui, mas sobre aquilo que traz sentido para a sua vida e a torna única.

Como desacelerar para viver melhor?

Agora que você já sabe os benefícios do slow life, achamos que seria interessante conhecer algumas dicas simples para desacelerar no dia a dia. Confira:
  • alimente-se melhor;
  • aprecie a refeição com calma;
  • adote comportamentos de consumo menos agressivos;
  • aprenda a diferença entre preço e valor;
  • tenha em mente o conceito de sustentabilidade;
  • opte pela simplicidade sempre que puder;
  • procure se conhecer melhor;
  • medite;
  • tire um tempo apenas para observar os detalhes ao seu redor;
  • gerencie o seu tempo;
  • leia bons livros;
  • pare para respirar e relaxar em alguns momentos do seu dia;
  • tenha limites — coloque na cabeça que o descanso é sagrado;
  • colecione experiências em vez de coisas;
  • dedique-se a algo novo que faça você feliz.
Deixe o slow life mudar a sua vida! Desacelere, desapegue, sinta, viva e seja mais feliz. Adote novos hábitos e se concentre no que realmente importa. Está em busca de uma vida mais zen? Descubra por que e como começar a praticar yoga!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.