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Tendências tecnológicas para pequenas empresas

Tendências tecnológicas para pequenas empresas

É importante ter em mente que investir em tendências tecnológicas é uma forma de obter um serviço especializado. Confira as dicas!

Precisando acelerar a rotina da sua pequena empresa vegana? Vivemos numa época em que a informação é passada freneticamente e em que as pessoas não possuem tempo e paciência para esperar muito por uma resposta. Por essa razão, otimizar processos é um fator decisivo para alavancar o crescimento de um negócio e gerar diferencial competitivo no mercado.

Mesmo que você faça parte do time do slow marketing, é importante ter em mente que investir em tendências tecnológicas para pequenas empresas é uma forma de obter serviço especializado sem aumentar o número de colaboradores (algo que, sabemos bem, é complicado para um pequeno empreendimento em meio à crise que enfrentamos).

Isso significa ampliar a produtividade e diminuir os erros nos processos do dia a dia. Confira algumas opções para aderir na sua empresa vegana!

Gerenciadores de tarefa

Se você deseja gerenciar de forma segura e eficiente, é importante que fique por dentro de tudo o que está acontecendo com sua marca. E isso é possível? Sim! Basta organizar e centralizar as informações relevantes!

O planejamento faz parte do escopo de trabalho de quem é dona ou dono da própria empresa, mas como manter o foco e não se perder em meio às múltiplas funções? Realizando projetos por pequenas etapas. Para tanto, as ferramentas ideais para isso são os gerenciadores de tarefa, como:

  • Trello;
  • Quire;
  • Asana;
  • Todoist;
  • Evernote.

Videoconferência

Foto de Anna Shvets no Pexels

As videoconferências são utilizadas há anos, mas durante a pandemia seu uso foi intensificado por grandes e pequenas empresas a ponto de se tornar essencial e uma alternativa econômica quando comparada aos gastos com telecomunicações, viagens e hotéis que são necessários durante encontros, reuniões, estudos etc.

Tendência tecnológica do momento, as ferramentas de videoconferência, como o Hangout do Google+, são ligações que unem vídeo e áudio, possibilitando o contato entre duas ou mais pessoas de diferentes localidades.

Marketing de influência

Embora não seja uma tecnologia propriamente dita, o marketing de influência é uma inovação que se solidificou devido à tecnologia. Esse conceito consiste em personalizar e segmentar a audiência da marca ao trabalhar com influencers relevantes para o nicho.

O objetivo é impactar o público certo, no momento certo e com a campanha certa. Embora seja efetivo, esse recurso deve ser avaliado e empregado de forma eficiente, uma vez que o influencer escolhido será a cara da sua marca e de tudo aquilo que ela defende, como as causas antirracista, LGBTQIA+, feminista etc. É uma grande responsabilidade.

Pagamentos digitais

É o papel de toda empresa se adaptar às necessidades e preferências dos consumidores. As compras online, por exemplo, já estavam em alta antes de 2020, mas ouso dizer que, com a pandemia, se tornou a principal forma de consumo, fazendo com que empreendimentos finalmente aceitassem que era imprescindível estar na internet.

É importante estar de olho nas sutis alterações que o mercado sofre. Nesse contexto, é importante entender o papel dos pagamentos digitais, como o PicPay, o Paypal e o Pag Seguro. Não podemos deixar de lado os novos queridinhos: o pagamento por aproximação e o Pix, uma alternativa lançada pelo Banco Central em 2020 que permite transferências e pagamentos instantâneos.

Inteligência artificial (AI) e chatbots

Você pensa que tecnologia de ponta só é acessível para grandes empresas com orçamentos milionários? Veja bem, não seja bem assim, pois a inteligência artificial já é um investimento possível para pequenas e médias empresas.

A AI é um mecanismo que permite atribuir inteligência similar a do ser humano aos computadores ao compilar um grande volume de informações e mostrar padrões e cenários que facilitam a tomada de decisão.

Os chatbots, por sua vez, são ferramentas possíveis devido à AI. Isso dado que eles possibilitam atender os clientes de forma online, 24 horas por dia e sete dias por semana, garantindo uma experiência personalizada, automatizada e, por último, mas não menos importante, extremamente rápida.

Implementar tendências tecnológicas, nos dias de hoje, já não pode ser percebido como um diferencial, mas uma necessidade, afinal, o mundo está evoluindo e as pessoas tem contato com sistemas incríveis todos os dias. Logo, é fundamental que sua marca seja capaz de se aperfeiçoar e acompanhar essas mudanças.

Falando em aperfeiçoamento, confira algumas tendências de marketing para se destacar em 2021!


Mayara escreve sobre coisas que fazem seu coração bater mais forte desde 2016. Também gosta de ler, bordar, tomar café, assistir séries e afofar seu coelho (não necessariamente nessa ordem). Conheça ela no Instagram @may_paes e no @bastidordesaturno.


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