Blog
Viagem pós-coronavírus: os melhores destinos brasileiros

Viagem pós-coronavírus: os melhores destinos brasileiros

Ainda não há uma data prevista para tudo voltar ao normal, mas é certeza que uma hora nossas tão sonhadas viagens serão possíveis outra vez. Confira neste post os melhores destinos pós-Covid 19!

Embora estejamos num momento em que ficar em casa é essencial para se resguardar e proteger a todes, quem é aventureiro sabe como é difícil controlar a vontade de pegar a mala e se jogar no mundo.

Ainda não há uma data prevista para tudo voltar ao normal, mas é certeza que uma hora nossas tão sonhadas viagens serão possíveis outra vez. Para matar um pouco da saudade, uma ideia é planejar a próxima trip pelo Brasil e de quebra dar aquela fortalecida no comércio local.

Pensando em ajudar você nessa empreitada, reunimos neste post os melhores destinos pós-Covid-19. Acompanhe para descobrir!

São Francisco Xavier – São Paulo

Se o objetivo é buscar refúgio em um lugar pacato e se cercar pelas mais lindas montanhas, São Xico, como também é conhecido esse pequeno distrito de São José dos Campos, é a melhor escolha para você. Com direito a clima de roça, pracinha do Coreto e muito artesanato regional para conhecer melhor a cultura dos conterrâneos.

Apesar do centrinho ter restaurantes, lojas e cafés convidativos, a forma mais eficiente de circular por São Francisco Xavier é com um carro. Isso dado que as hospedagens estão principalmente no Vale de Santa Bárbara e na estrada para Joanópolis, o que confere um visual especial para sua estadia.

Dicas de passeios por São Xico:

  • Trilha da Pedra da Onça, indicada para os mais experientes;
  • Mirante da Pedra do Porquinho com vista extraordinária de 360º do Vale do Paraíba;
  •  Cachoeira Pedro Davi, que possui uma infraestrutura impressionante, sendo bastante frequentada por famílias com crianças;
  • Bruxinhas do Mato é um espaço charmoso que vale a visita por causa de seus canteiros aromáticos, linha de produtos naturais e serviços, como massagens, escalda-pés com reflexologia e banhos de imersão feitos com ervas e flores. O que acha de curtir uma experiência para harmonizar o corpo e a mente?
Dicas de viagens no Brasil. Cachoeira Capivara - Chapada dos Veadeiros - GO
Aline Fortuna/Creative Commons/Wikipedia

Chapada dos Veadeiros – Goiás

Que tal recuperar as energias em um banho revigorante nas cachoeiras do interior de Goiás? A Chapada dos Veadeiros é uma região rica em belezas naturais e cenários tão tranquilos quanto místicos. É impossível não se apaixonar por tudo o que essa terra tem para oferecer.

Quem é amante do ecoturismo tem outro motivo para fazer essa viagem fantástica pela savana brasileira. Há pouco mais de 200 quilômetros de distância da pulsante Brasília, encontra-se paz e diversão através de trilhas que cortam o cerrado, além de tirolesa, rapel, canonismo etc.

Veja algumas sugestões de passeios para fazer por lá depois do isolamento social:

  • Vale da Lua, local com gigantescas pedras de granito esculpidas pela água por mais de 600 milhões de anos, esboçando algo semelhante às crateras lunares, por isso o nome;
  • Cachoeira Santa Bárbara é um lugar de beleza praticamente intocada e águas cristalinas;
  • Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde está a trilha dos cânions;
  • Mirante da Janela é um dos principais cartões postais da Chapada;
  • Jardim de Maytreia é outro cartão postal e possui um visual difícil de esquecer graças a uma grande vereda de buritis cercada por montanhas.

Caraíva – Bahia

Casinhas coloridas, aconchego e muita natureza que você quer @? Então toma! Bahia é a terrinha do amor, do calor humano e da alegria. É exatamente o que estamos precisando numa viagem, certo? Por isso não poderia ficar de fora deste post com dicas de destinos pós-pandemia.

O banho de rio ou o de mar em praias paradisíacas compensam a raridade que é encontrar sinal de celular e internet por lá, mas tudo bem. Isso é conveniente para quem deseja se distanciar dos ruídos do universo on-line e focar no off-line com mais leveza e intencionalidade. Ou seja, A Vila de Caraíva é sombra, água fresca e pé na areia para desconectar e relaxar.

Sol, mar, rio e forró: essas são as palavras que melhor definem esse vilarejo. Em suma, o que você pode fazer por lá é:

  • ir até a casa com a pintura “Sorria você está em Caraíva” — acredite quando falamos que a foto na fachada é irresistível;
  • curtir a Praia do Satu e a Praia do Espelho;
  • descer ou subir o Rio Caraíva de boia;
  • fazer passeios de buggy;
  • dançar muito forró nas casas noturnas;
  • conhecer a Aldeia Indígena de Barra Velha e o Monte Pascoal, primeiro pedaço de terra avistado pelos portugueses quando chegaram ao Brasil.

Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul

Roteiros turísticos regados a muito vinho e espumante*, além de paisagens altamente fotografáveis, fazem seu coração bater mais forte? Então Bento Gonçalves é o destino pós-Coronavírus mais indicado para você.

O passeio é uma oportunidade para imergir na cultura dos imigrantes italianos por meio da gastronomia farta e, claro, das inúmeras cantinas e vinícolas de todos os portes. Ademais, há um acervo arquitetônico do século passado impressionante que segue preservado.

Por lá, você pode:

  • desvendar o processo do vinho em lugares como a Vinícola Aurora, a Vinícola Miolo e a Casa Valduga;
  • assistir a uma encenação sobre a história da imigração italiana no Parque Temático Epopeia Italiana;
  • passear de Maria Fumaça;
  •  prestigiar as pinturas e esculturas de artistas locais na Casa das Artes;
  • visitar o Memorial do Imigrante.

* Preste atenção nas etapas de clarificação do vinho que for consumir, pois podem utilizar componentes de origem animal nesse procedimento.

Anavilhanas – Amazonas

Há aproximadamente 100 quilômetros de Manaus, o arquipélago é um dos maiores conjuntos de ilhas fluviais do mundo. Não tem muito para onde fugir: a floresta e o rio são os protagonistas e oferecem aprendizados intensos para quem resolve embarcar nessa aventura. Dito isso, alguns entretenimentos por lá são:

  • focagem em animais de hábitos noturnos — um passeio realizado de barco, com guia e lanterna na mão;
  • trilhas na mata;
  • canoagem entre os igapós e os igarapés;
  • visita à comunidade ribeirinha;
  • contemplação do nascer do sol — um dos mais lindos do país!

Ficou mais fácil organizar as ideias para a próxima viagem, não é mesmo? Focamos em regiões distintas com a intenção de democratizar o post e, assim, torná-lo, também, mais útil para todos. Agora, por que será que elegemos os lugares citados acima como os melhores destinos para uma viagem pós-Coronavírus? A explicação é simples:

  • são locais pequenos;
  • muito afetados economicamente por conta desse período difícil;
  • não possuem atrações que geram aglomerações e filas;
  • a maioria de seus passeios ocorrem ao ar livre;
  • em muitos casos o uso do transporte público é dispensável.

Já começou os planos para viajar? Deixe um comentário compartilhando suas impressões conosco!


Mayara escreve sobre coisas que fazem seu coração bater mais forte desde 2016. Também gosta de ler, bordar, tomar café, assistir séries e afofar seu coelho (não necessariamente nessa ordem). Conheça ela no Instagram @may_paes!


Um comentário

  1. Viajar agora nesse momento é sem condições, mas pra quem gosta a vontade é sempre a mesma. Adoreinas dicas e já anotei aqui. Nosso Brasil é rico e há belezas de todas as formas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.