Blog
Você é adepto ao wellness?

Você é adepto ao wellness?

A busca pelo prazer e pelo bem-estar tende a ser mais importante do que a performance. Isso não impede que você também queira alcançar resultados como perder gordura, tonificar os músculos ou mesmo manter o equilíbrio do seu peso corporal. Essas são consequências naturais e positivas, mas é diferente de quando o seu foco está na parte física. Por isso, é comum que as pessoas que acreditam no wellness procurem modalidades mais holísticas. Clique para ler mais sobre o assunto!

Provavelmente você já ouviu falar do mundo fitness, que é conhecido há mais tempo e já invadiu os meios de comunicação, mas talvez ainda não saiba tanto sobre o termo wellness.

Vamos abordar um pouquinho mais sobre esse termo que está chegando no Brasil com força, apesar de sua prática existir há muitos anos!

Diferença de fitness e wellness

Ser fitness está ligado à aptidão física da pessoa, ou seja, à sua capacidade de realizar determinada atividade física levando em consideração fatores como resistência, força, condicionamento, flexibilidade, composição corporal, entre outros.

Normalmente, as pessoas que se preocupam com isso buscam trabalhar esses pontos para que o seu desempenho seja cada vez melhor naquilo que fazem. Por exemplo, elas não correm simplesmente pela saúde e para manter o corpo em movimento, mas porque querem ser verdadeiras corredoras, potencializando seus resultados.

Enquanto isso, o wellness (como o próprio nome indica) está ligado ao bem-estar. Dessa forma, o exercício deve ser capaz de promover benefícios não só para o corpo como para a mente e todo o funcionamento do organismo. Nesse aspecto, outros fatores também são relevantes como o ambiente, a interação social, a harmonia etc.

Para poder compreender melhor o real significado de wellness, é importante entender qual é a sua relação com a saúde, que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é definida como um estado de bem-estar físico, mental e social completo, e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades.

Conceito em alta

O assunto está muito em alta: o mercado global de wellness estava avaliado em US$ 3,72 trilhões no ano de 2015, o que representa um gasto de mais de US$ 10 bilhões por dia.

Ele pode ser visto até mesmo nas empresas, já que mais de 90% delas oferecem pelo menos uma iniciativa de wellness, de acordo com a pesquisa “Workplace Wellness Trends: 2017 Survey Results Report”, da International Foundation of Employee Benefit Plans.

Com o crescimento da consciência de que manter uma atividade física regularmente é fundamental para a saúde, muitas pessoas estão buscando esse objetivo independentemente dos resultados estéticos ou da preocupação em melhorar sua capacidade física.

8 dimensões do wellness

Bem-estar ambiental: diz respeito à instituição de um estilo de vida que respeite o que está ao nosso redor, em especial a natureza, bem como a ações que visam protegê-la. Passar a se preocupar mais com o meio ambiente e sua preservação já é uma forma de desenvolver essa dimensão.

Bem-estar intelectual: relacionado à manutenção de uma mente aberta ao encontrar ideias e conhecimentos novos.  Destaca também a importância de participar de atividades culturais, escolares e junto com sua comunidade, o que contribui para o desenvolvimento do intelecto.

Bem-estar emocional: está diretamente ligado à compreensão dos seus sentimentos e ao fato de ter que lidar com o stress. Para seu melhor desenvolvimento, deve-se prestar atenção aos cuidados próprios, ao relaxamento e à redução de stress do dia a dia, além de buscar aprender e crescer com cada experiência, treinando qualidades de atenção ao momento presente a fim de tomar decisões mais conscientes e funcionais, sem reações automáticas como o habitual.

Bem-estar espiritual: instituição de um conjunto de valores que te auxiliam na procura de um sentido e um propósito para a vida. Sua representação pode vir de várias maneiras, como religião ou relaxamento, e estar bem espiritualmente é sinônimo de entender quais recursos podem ser usados para lidar com as situações cotidianas.

Bem-estar ocupacional: ligado a aproveitar seus esforços ocupacionais e também a apreciar as contribuições oferecidas no trabalho. Tal dimensão do bem-estar tem o objetivo de incentivar a satisfação pessoal e o enriquecimento que o trabalho traz à vida.

Bem-estar social: referente à qualidade que deve existir nos relacionamentos interpessoais. Essa dimensão não diz respeito apenas aos amigos, família e colegas, mas também a relacionamentos amorosos e consigo mesmo.

Powered by Rock Convert

Bem-estar financeiro: relacionado com o processo de aprendizagem de como gerenciar as despesas. O dinheiro é importante no dia a dia, e saber lidar bem com ele é ainda mais importante do que ter uma grande quantia. Deve-se tomar cuidado para que os bens materiais não sejam um motivo de cansaço, ansiedade e nervosismo.

Bem-estar físico: há vários benefícios de praticar atividade física, e estes são contemplados pelo wellness. Se exercitar é vital para manter uma boa saúde física, e quando se identifica que algo pode estar errado com o corpo, é determinante procurar por auxílio médico, de modo a eliminar essa dúvida e proceder com eventuais tratamentos.

exercícios pelo bem-estar
Aleksandr Ledogorov/Unsplash

Atividades fitness x wellness

Quando você não encontra o grupo e o ambiente mais adequados, as chances de abandonar os treinos se tornam muito maiores. É o que acontece com uma pessoa ligada ao wellness que se inscreve em uma academia totalmente voltada para o mundo fitness.

Ao contrário, quem deseja levar seu desempenho ao extremo também precisa encontrar o caminho ideal para isso, com apoio e orientação para não se machucar. 

Fitness

Para ganhar massa muscular e aumentar ao máximo sua capacidade física você deve escolher um tipo de treino mais intenso, que exija um pouco mais do seu corpo e faça com que o seu rendimento melhore a cada dia.

Nesse sentido, a orientação de um profissional especializado no assunto é crucial para que o esforço não seja prejudicial. Ter essa cautela é imprescindível para evitar lesões musculares, ortopédicas ou qualquer outra complicação.

Veja a seguir algumas das modalidades mais comuns no mundo fitness:

  • musculação;
  • crossfit;
  • corrida;
  • lutas;
  • esportes em geral (vôlei, futebol, natação, ciclismo etc).

Wellness

Aqui, a busca pelo prazer e pelo bem-estar tende a ser mais importante do que a performance. Isso não impede que você também queira alcançar resultados como perder gordura, tonificar os músculos ou mesmo manter o equilíbrio do seu peso corporal.

Essas são consequências naturais e positivas, mas é diferente de quando o seu foco está na parte física. Por isso, é comum que as pessoas que acreditam no wellness procurem modalidades mais holísticas, como:

  • pilates;
  • yoga;
  • dança;
  • caminhada;
  • hidroginástica.

É possível ser as duas coisas ao mesmo tempo?

É claro que essa divisão não é fixa e uma pessoa fitness pode fazer yoga, enquanto alguém que tenha o wellness como referência também pode praticar luta.

Uma visão mais ampla dos conceitos de fitness e wellness deve compreender que um pode existir ao mesmo tempo que o outro. Talvez isso não seja tão recorrente entre a maioria das pessoas, mas não quer dizer que é impossível.

Aliar as duas coisas envolve encontrar prazer no universo fitness, sobretudo porque a prática do exercício físico libera hormônios que garantem a sensação de bem-estar. Portanto, ainda que você não tenha chegado nessa fase, insista mais um pouco até fazer disso um hábito saudável e prazeroso.

Pense em uma pessoa que acorda cedo para correr todos os dias e trabalha os seus limites para melhorar a sua performance. Se ela faz isso feliz e considera esse momento uma parte essencial do seu dia, possivelmente ela encontrou um equilíbrio entre os dois mundos.

É possível ainda intercalar momentos fitness e wellness, com treinos mais intensos e outros mais holísticos durante a rotina. Outro detalhe que não pode ser esquecido por aqueles que têm o desejo de conciliar as duas vertentes é saber que wellness não compreende apenas a atividade física.

Fonte: Ginast.com.br e News Gympass


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.