Blog
Você sabe o que é economia circular?

Você sabe o que é economia circular?

Como você se relaciona com o planeta? Reflita conosco e entenda o que é economia circular e como ela pode atenuar os impactos ambientais da sua marca.

Vivemos em uma sociedade capitalista em que o consumo acontece de forma desenfreada. Aprendemos, desde sempre, que quando algo não nos serve devemos jogá-lo no lixo para, em seguida, comprar algo novo, que futuramente será descartado também.

E esse conceito de “fim-de-vida” adotado em absolutamente tudo o que consumimos é o causador de grandes problemas da atualidade, como a superlotação de lixões, a morte de animais marinhos que confundem plástico descartado no oceano com comida, o aquecimento global, as cadeias de produção que funcionam de forma tresloucada e, por consequência, a superexploração de recursos naturais.

Como você se relaciona com o planeta? Reflita conosco e entenda o que é economia circular e como ela pode atenuar os impactos ambientais da sua marca.

O que é economia circular?

Também conhecida como “cradle to cradle” (do berço ao berço), trata-se de uma nova forma de pensarmos no futuro e de nos relacionarmos com tudo aquilo que produzimos, comercializamos e consumimos. Atualmente, estamos presos no modelo econômico “extrair, produzir e desperdiçar”, mas isso precisa mudar, pois o planeta está chegando no seu limite.

Você já percebeu que a Terra se gere e autorregula em um processo cíclico? Tudo o que nasce, um dia morre e se transforma em energia para o ambiente outra vez. Naturalmente, tudo funciona em harmonia, porém, a interferência humana corrompe esse ciclo e dificulta o funcionamento de ecossistemas.

Nesse sentido, a economia circular é necessária, justamente, para minimizar os impactos de organizações e seres humanos no meio ambiente. Está na hora de repensar e redesenhar nossa forma de produzir. Para tanto, é preciso ignorar a ideia de “resíduo” e enxergar que tudo pode servir como nutriente para um novo ciclo.

Ainda está complicado compreender o que é economia circular? Veja o esquema abaixo.

Powered by Rock Convert
Feito por Mayara Paes

O que a difere da economia linear?

O processo produtivo atual é denominado economia linear, o modelo econômico que mencionei logo no início deste post: extrair-produzir-descartar. Nesse sistema, a economia depende da extração insustentável de recursos finitos, o que contribui para o esgotamento de matérias-primas.

E você sabe o que essa escassez representa para seu negócio? Significa que ficará cada vez mais caro produzir. Outro ponto negativo é que a obsolescência programada fomentada pela economia linear gera um enorme volume  de resíduos inutilizados e, até mesmo, tóxicos para as pessoas e o meio ambiente.

Quais os objetivos do modelo circular?

Você já deve ter notado que a economia circular é uma alternativa atraente e de caráter regenerativo e restaurativo. Portanto, seu objetivo é garantir que produtos, materiais e componentes tenham o mais alto nível de utilidade e valor. Para ficar mais claro, confira os princípios a seguir:

  • preservar e aperfeiçoar o capital natural: minimização do uso de materiais na concepção de produtos. Quando necessário, ocorre uma seleção cautelosa de recursos;
  • otimizar a produção de recursos: remanufatura, reforma e reciclagem. A ideia é assegurar a circulação de componentes e materiais, prolongando sua vida útil e contribuindo para a economia;
  • regenerar sistemas naturais, isto é, focar em bons resultados, mas prezar por recursos como solo, água e ar.

Como aplicar a economia circular em seu negócio?

Por Mayara Paes, baseado em informações concedidas pelo site eCycle.

É possível lucrar com a economia circular, transformando resíduo em matéria. O segredo está no design inicial do produto, ou seja, na sua concepção, quando a empresa já terá que definir o que acontecerá quando ele perder seu valor de uso.

Portanto, para a economia circular funcionar, é necessário pensar em toda a cadeia de valor (fabricação do produto, processo, uso e posterior sistema de reutilização) desde o início.

Um exemplo é a Apple, que recolhe aparelhos próprios para reciclagem gratuita. A empresa de tecnologia oferece créditos, através do programa Apple Renew, aos clientes que fornecem seus antigos celulares.

Ao aderir à economia circular, sua empresa estará escolhendo um novo modelo de negócio que alterará significativamente suas atividades. Prepare-se para bastante estudo e planejamento, mas se lembre de que o sucesso é certo 🙂


Gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de outros conteúdos como este? Assine a nossa newsletter!


Mayara escreve sobre coisas que fazem seu coração bater mais forte desde 2016. Também gosta de ler, bordar, tomar café, assistir séries e afofar seu coelho (não necessariamente nessa ordem). Conheça ela no Instagram @may_paes e no @bastidordesaturno.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.