Blog
Você sabe o que é ho’oponopono?

Você sabe o que é ho’oponopono?

O ho’oponopono é um exemplo de técnica que promete pacificar sua rotina e afastar sentimentos ruins, como a mágoa, por meio da reflexão sobre quem se é e o que se sente. Quer saber como deixar seu dia a dia mais leve? Acompanhe este post para entender mais sobre essa filosofia.

Mais do que nunca, estamos revivendo tradições de povos antigos e aproveitando traços dessas diferentes culturas para driblar as dificuldades do século XXI. Ansiedade, depressão e estresse são exemplos de efeitos negativos causados pelo caos que permeia nosso cotidiano.

Nesse sentido, o ho’oponopono é um exemplo de técnica que promete pacificar sua rotina e afastar sentimentos ruins, como a mágoa, por meio da reflexão sobre quem se é e o que se sente. Quer saber como deixar seu dia a dia mais leve? Acompanhe este post para entender mais sobre essa filosofia.

O que é ho’oponopono?

O termo é composto por duas palavras — ho’o e ponopono —, sendo que a primeira significa “causa” e a segunda “perfeição”. Em vista disso, o ho’oponopono pode ser traduzido como “tornar certo”, “corrigir um erro” ou, ainda, “colocar em ordem perfeita”.

Trata-se de uma antiga filosofia havaiana cujo foco é a reconciliação e o perdão. Desse jeito, ocorre uma purificação do corpo e da mente, livrando o praticante de sentimentos e de memórias ruins, tais como desentendimentos familiares, conflitos no ambiente de trabalho, entre outras situações.

Quais os benefícios do ho’ponopono?

Todos temos experiências marcantes, certo? O que acontece é que nem sempre esses momentos rendem lembranças boas. Traumas e sentimentos ruins são sensações que podem acompanhar uma pessoa por toda a vida quando não recebem a atenção que merecem.

A prática do ho’oponopono ativa a liberação desses bloqueios, permitindo um forma de viver mais leve e equilibrada. Ainda resta dúvidas? Confira outros benefícios que essa filosofia pode trazer para seu dia a dia.

Estabilidade emocional

Quando bloqueios de plenitude, felicidade e autorrealização são derrubados, cria-se espaço para a paz interior. Ocorre, portanto, um fortalecimento da estabilidade emocional do praticante, uma vez que o mesmo se verá livre das amarras do passado e lidará de maneira mais calma e positiva com as adversidades do futuro.

Empoderamento

Uma pessoa que vive presa em algo que já aconteceu, além de infeliz, está longe de ter o controle de sua própria vida. No entanto, o ho’oponopono pode ajudar esse indivíduo a desistir da ideia de que é impotente diante do sofrimento, mesmo quando ele parece ser causado por fatores externos e incontroláveis.

Crenças serão transformadas, culminando no abandono da postura vitimista e no aumento da sensação de poder pessoal. Aliás, é importante mencionar que o ideal é que cada um de nós seja o protagonista da própria vida.

Powered by Rock Convert

Neutralização de traumas

Você sabia que nossas preocupações, dores e receios são gerados e armazenados em nossa memória celular? Depois de um tempo praticando o ho’oponopono, as lembranças dolorosas, bem como os sentimentos ruins gerados por elas, surgirão em intervalos cada vez maiores em sua mente. Isso acontecerá porque essa técnica atuará como um neutralizador desses traumas.

Melhora nos relacionamentos

expressar gratidão importante
Photo by Pablo Merchán Montes on Unsplash

Você já deve ter notado que o ho’oponopono contribui para mudanças pontuais em nossa vida. Um exemplo é a forma como enfrentamos desentendimentos e conflitos que ameaçam nossos relacionamentos.

Aliás, é interessante deixar claro que o ho’oponopono não é, apenas, sobre perdoar o outro, mas também sobre reconhecer os próprios erros e se perdoar. Por esse motivo, a prática nos torna mais compreensivos e dispostos a lidar com situações complicados de forma mais positiva.

Como praticar o ho’oponopono?

Primeiramente, é relevante entender como se sucederam as primeiras práticas do ho’oponopono para compreender a maneira como essa filosofia influencia na atualidade.

No passado, a técnica era uma espécie de ritual havaiano amplamente utilizado pelos antigos sacerdotes com o intuito de resolver problemas da sociedade. Para tanto, a reconciliação, as curas e o perdão eram tidos como bases do processo.

Diferente do que muitos imaginam, é possível começar a praticar o ho’oponopono agora mesmo, pois sua execução não requer ensinamentos, tampouco aulas. Para iniciar não é necessário silêncio, velas aromáticas ou tatames especiais. Basta sua disposição.

Inclusive, você pode experienciar a filosofia a todo momento. Sempre que houver ansiedade, sofrimento, julgamento — direcionado a si ou a outrem — ou qualquer sensação negativa, simplesmente repita o mantra: “Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato.”. Assim, fica mais fácil controlar a respiração e neutralizar os sentimentos.

Talvez você esteja questionando a razão dessas palavras específicas. O objetivo do mantra é guiar o praticante pelas quatro fases sentimentais: arrependimento, perdão, amor e gratidão. Entenda melhor:

  • o “Sinto muito” é o reconhecimento de que algo negativo penetrou sua mente ou corpo;
  • o “Me perdoe” é um pedido a Deus, ou a quem quiser, para que ajude a se perdoar e, também, perdoar o próximo;
  • o “Te amo” ajuda a mudar a energia bloqueada, transformando o sentimento ruim em luz, compaixão, empatia etc;
  • o “Sou grato” é a forma de expressar gratidão e fé de que tudo será resolvido.

Agora que você já sabe o que é ho’oponopono e percebeu que é algo bem simples de executar, o que está esperando para praticá-lo? Tire um tempo para se conhecer melhor.

Em busca de um estilo de vida mais consciente e funcional? Conheça o mindfulness!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.