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Você sabe quais são os benefícios da dieta vegetariana para sua saúde?

Você sabe quais são os benefícios da dieta vegetariana para sua saúde?

Além de ser melhor para o planeta e para os animais, você sabia que o veganismo garante vários benefícios para nossa saúde? Está enganado quem pensa que uma alimentação baseada naquilo que a terra tem para oferecer é carente em proteínas, fibras e nutrientes. Se tornar vegano é uma escolha individual e envolve motivações bastante particulares. Com isso em mente, resolvemos preparar este post para demonstrar que poupar a vida dos animais que são cruelmente explorados para o consumo já não é a única razão para aderir a essa filosofia no seu dia a dia. Acompanhe o post e entenda mais!

Além de ser melhor para o planeta e para os animais, você sabia que o veganismo garante vários benefícios para nossa saúde? Está enganado quem pensa que uma alimentação baseada naquilo que a terra tem para oferecer é carente em proteínas, fibras e nutrientes.

Se tornar vegano é uma escolha individual e envolve motivações bastante particulares. Com isso em mente, resolvemos preparar este post para demonstrar que poupar a vida dos animais que são cruelmente explorados para o consumo já não é a única razão para aderir a essa filosofia no seu dia a dia. Acompanhe o post e entenda mais!

Diminuição do açúcar no sangue

Você já deve ter ouvido falar na diabete, uma doença muito séria ocasionada pelo excesso de açúcar no sangue. O que talvez não saiba é que evitar o consumo de alimentos de origem animal ajuda a melhorar o controle de glicose no sangue.

De acordo com uma pesquisa de Anastasios Toumpanakis, Triece Turnbull e Isaura Alba-Barba, isso é possível porque uma dieta baseada em plantas fortalece a ação das células que são responsáveis pela produção da insulina no pâncreas. Desse jeito, os alimentos são quebrados de forma mais lenta no organismo devido às fibras e aos grãos integrais, mantendo níveis os níveis de açúcar baixos no sangue.

Aumento da ingestão de nutrientes

Quem migra para uma alimentação 100% livre de origem animal, naturalmente, começa a consumir mais oleaginosas, frutas, legumes e vegetais, o que garante uma maior ingestão de nutrientes. Todavia, essa transição para o veganismo deve ocorrer de forma consciente e responsável.

Isso significa que é fundamental saber o que cada alimento ingerido tem a oferecer para assegurar um consumo equilibrado de todos os nutrientes de que seu corpo precisa. Seja como for, o ideal é procurar por um nutricionista que entenda a dieta vegetariana para orientar você durante esse processo.

Redução das dores de artrite

A artrite é a inflamação de uma ou mais articulações, portanto pode causar dor e rigidez que tendem a piorar com a idade. Embora seja bastante conhecida, poucas pessoas sabem que essa condição está relacionada ao consumo de alimentos de origem animal, uma vez que esses produtos agravam o processo inflamatório.

Nesse contexto, um dos benefícios da dieta vegetariana é a redução das dores da artrite. Frutas vermelhas, oleaginosas, abacate, verduras verdes escuras, azeite de oliva, cebola, alho, pimenta… esses são apenas alguns exemplos de alimentos que fazem toda a diferença na vida de quem é portador da doença.

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Diminuição do colesterol

O colesterol ruim — ou a Lipoproteína de baixa densidade (LDL) — é um problema sério na sua saúde ou na de alguém que conhece? Se a resposta for sim, talvez esteja na hora de considerar o veganismo como estilo de vida. Afinal, não é segredo que muitos produtos de origem animal estão ligados ao aumento do nível desse esteroide e, consequentemente, à obstrução das artérias.

Para reduzir as taxas do mau colesterol no sangue, é necessário que certos alimentos não faltem no seu cardápio semanal. Confira alguns exemplos a seguir:

  • amêndoas, nozes e castanhas;
  • soja;
  • aveia, arroz, milho e outros cereais;
  • frutas, verduras e legumes;
  • azeite de oliva.

Melhora do condicionamento físico

vantagens de ser vegano

Engana-se quem pensa que veganos são fracos e não consomem proteínas suficientes para treinar. Pelo contrário, é possível ter todas as necessidades nutricionais atendidas por meio da dieta vegetariana e apresentar um condicionamento físico ainda melhor.

Atualmente, há opções de proteínas vegetais para todos os gostos e bolsos — sem falar nos carboidratos que são essenciais para gerar energia antes do exercício físico. Não há razão para enxergar o veganismo como um empecilho para sua vida fitness. Aliás, não esqueça de beber muita água, combinado?

Minimização de doenças cardíacas

Produtos de origem animal rendem quantidades maiores de gordura saturada para o organismo, contribuindo, assim, para o aumento da pressão sanguínea e do colesterol. Por outro lado, quem opta pela alimentação vegana tem menos chances de ser afetado por doenças cardíacas.

O risco de pressão alta também reduz consideravelmente. Isso tudo acontece porque cereais integrais, oleaginosas, vegetais e outros alimentos que complementam a dieta vegetariana fazem bem para o coração.

Insira na parte roxa o link para o post “X alimentos poderosos que não podem faltar na alimentação vegana.

São vários os benefícios da dieta vegetariana para nossa saúde. Sabemos que dar o primeiro passo pode não ser tão simples, mas com força de vontade tudo dará certo. Então arregace as mangas e comece já a estudar sobre essa filosofia de vida.

Quer viver de forma mais natural? Confira 7 dicas para alcançar seu objetivo ainda esse ano!


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