Blog
Yoga: por que e como começar a praticar?

Yoga: por que e como começar a praticar?

O que é o yoga para você? Um exercício físico? Posturas, em sua maioria, difíceis de realizar (asanas)? Essas respostas não estão erradas, mas isso não é tudo. O yoga também é um método para alcançarmos a verdadeira felicidade que está dentro de nós. uer saber mais a respeito? Acompanhe!

O que é o yoga para você? Um exercício físico? Posturas, em sua maioria, difíceis de realizar (asanas)? Essas respostas não estão erradas, mas isso não é tudo. O yoga também é um método para alcançarmos a verdadeira felicidade que está dentro de nós.

Em meio às preocupações e obrigações do dia a dia, muitas vezes mal encontramos tempo para respirar, não é mesmo? Isso abala o nosso bem-estar, equilíbrio e felicidade. A prática do yoga, por sua vez, é uma proposta de reconexão com nós mesmos e isso resulta em diversos benefícios.

Quer saber mais a respeito? Acompanhe!

O que é yoga?

Originário da Índia, o yoga é uma filosofia que envolve a prática de posturas físicas, técnicas de respiração (pranayamas), meditação e princípios éticos, tendo como principais objetivos auxiliar a jornada individual do autoconhecimento e, segundo o sábio Patanjali, “cessar os turbilhões da mente”.

O termo é derivado do sânscrito “yuj”, cujo significado é “unir” ou “integrar”, mas, embora seja definido de diversas formas, é difícil aprisionar o yoga em um conceito, pois as pessoas vivem experiências próprias com ele.

Arte, ciência, exercício, técnica, doutrina, religião, cultura ou estilo de vida: o yoga pode ser tudo isso, mas também é um caminho que conduz o ser humano à compreensão de si mesmo, de acordo com o professor e pesquisador Pedro Kupfer.

Entretanto, o yoga também está bastante relacionado à sustentabilidade e ao minimalismo, afinal, sua prática envolve intenção. Em outras palavras, a ideia é estar determinado a desenvolver um olhar consciente sobre si mesmo, se desligar dos problemas e acalmar os pensamentos e emoções.

Quais os benefícios?

Acreditamos que essa técnica milenar indiana pode ser a solução para muitos de nossos problemas, pois ela trabalha mente, corpo e espírito de forma interligada, gerando equilíbrio interior dentre tantos benefícios em diferentes aspectos da nossa vida. Quer outros motivos para começar a praticar yoga o mais rápido possível? Confira!

Diminui o estresse

Esse é o benefício mais buscado pelos iniciantes, provavelmente. Acontece que a meditação exercitada na prática do yoga ajuda a pessoa a se concentrar no presente e desocupar a mente de preocupações e problemas do passado ou futuro. O resultado disso é a paz interior e o equilíbrio emocional para lidar com as questões do dia a dia.

Controla a ansiedade

como começar yoga

Esse é mais um benefício do yoga bastante conhecido. Outra vez, as técnicas de pranayamas e a meditação ajudam o praticante a se desligar do ritmo frenético da rotina e a entrar em contato com o seu interior — isso o faz perceber que seus problemas não são os maiores do mundo e que, embora pareçam complicados, são contornáveis.

Powered by Rock Convert

Facilita o emagrecimento

Além de propiciar o controle da ansiedade — atuando indiretamente contra a vontade excessiva de comer —, o yoga facilita o emagrecimento por meio de exercícios e posições que colaboram para a queima de gorduras. Isso, porém, vai depender bastante do estilo praticado.

Melhora problemas respiratórios

As táticas para controle da respiração, utilizadas no yoga, merecem, novamente, destaque. As pranayamas nos ajudam a respirar de forma correta, combatendo, assim, possíveis doenças e problemas respiratórios.

Aumenta a flexibilidade

Tudo bem se na primeira aula você não conseguir tocar os seus dedões. Gradualmente, você notará uma melhora, e posições diferentes, antes impossíveis de serem feitas, ficarão mais alcançáveis com o tempo. Perceberá, também, que algumas dores sumirão: isso é o yoga ensinando à sua mente a se conectar com os músculos, fazendo seu corpo trabalhar em sinergia.

Como começar a praticar yoga?

Quer experimentar esses e outros benefícios nos seus dias com a prática do yoga? Então veja algumas dicas para tornar isso possível sem sair da sua casa!

Procure vídeos no YouTube

Quer se familiarizar com o yoga sem gastar dinheiro? Existem diversas opções de aulas gratuitas no YouTube! Essa é uma ótima forma de você experimentar a prática sem sair de casa e sem gastar um centavo sequer.

Crie um ritual para a prática

Introduza na sua rotina um horário determinado para praticar yoga — prefira momentos nos quais você esteja sozinho para não ser interrompido. Ademais, tenha em mente que a constância no começo é um fator determinante para que essa filosofia faça verdadeiramente parte do seu dia a dia.

Pratique em um lugar tranquilo

Sala, quarto, varanda… tanto faz. O importante é você se sentir acolhido e tranquilo no ambiente. Escolha um local com chão liso e plano, afaste os móveis antes da prática e forre o piso com uma toalha ou tapete mais grosso para não se machucar — uma alternativa é adquirir um mat de yoga.

Use roupas confortáveis

Assim como em outros exercícios físicos, durante o yoga é importante trajar peças frescas e confortáveis para não prejudicar a movimentação do seu corpo. Outra coisa: apesar de existir muitas inspirações na internet mostrando isso, não é aconselhável o uso de meias ou polainas na prática.

Evite se alimentar antes da prática

Prefira se exercitar de estômago vazio para evitar o refluxo durante os movimentos. Caso sinta muita fome, porém, opte por um suco de frutas ou uma colher de melado de cana (ou de agave) com, pelo menos, 30 minutos antes da prática.

Um corpo relaxado e calmo é um convite para a paz mental, por isso, lembre-se, acima de tudo, de respeitar os seus limites. Inicie com asanas simples e não se afobe, pois gradualmente os avanços virão, está bem?

Gostou deste post e quer ser avisado dos próximos? Assine a nossa newsletter!

Escute este artigo no Spotify!


Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.